Pausas no trabalho: saiba como fazer

Pausas no trabalho: saiba como fazer

Trabalhar várias horas seguidas, sentado e repetindo atividades desgastantes, sem fazer nenhuma pausa para descansar e relaxar, é algo que deve ser evitado, pois…

Por Andre em 06/03/2013

Trabalhar várias horas seguidas, sentado e repetindo atividades desgastantes, sem fazer nenhuma pausa para descansar e relaxar, é algo que deve ser evitado, pois traz bastante stress e pode prejudicar tanto a sua produtividade quanto a sua saúde.

Fazer pausas no trabalho é fundamental para descansar o corpo e a mente (Foto: Divulgação)

Diversas pesquisas já mostraram que uma simples pausa de cinco minutos a cada meia hora de trabalho pode ser tão ou mais importante que praticar exercícios físicos em uma academia, sendo uma atitude que ajuda a prevenir doenças como diabetes, pressão alta, obesidade, osteoporose e trombose, entre outras.

Além de trazer um belo descanso para a mente e para o corpo e fazer com que os funcionários voltem a trabalhar com muita disposição e entusiasmo, as pausas no trabalho são ótimas para reforçar os laços de amizade entre os colegas de uma empresa, o que pode ainda render bons frutos para a companhia.

Veja as dicas: Saiba como manter a concentração no trabalho

Como fazer as pausas no trabalho

As pausas ajudam a melhorar o rendimento e podem evitar várias doenças (Foto: Divulgação)

Para trabalhar mais relaxado, o que certamente influirá de forma positiva no seu rendimento, você deve fazer pausas no trabalho diariamente. Para quem trabalha em escritórios ou no comércio, por exemplo, uma boa dica é tirar entre 10 e 15 minutos de descanso a cada três horas.

Durante esse tempo, aproveite para tomar água, beber um cafezinho, fazer uma ligação, conversar com os colegas, ir até a janela e olhar o movimento na rua, dar uma volta no quarteirão ou simplesmente relaxe em um local mais tranquilo.

Uma boa dica é fazer pequenos alongamentos durante as pausas (Foto: Divulgação)

Algo que também pode ser muito útil é fazer pequenos exercícios de alongamento (mãos, pernas, pescoço, peitoral e pulso) na sua própria cadeira, sem atrapalhar o rendimento, que são a opção para aqueles que não dispõem de muito tempo para fazer uma parada no serviço.

As pausas para quem trabalha em casa

As pausas no trabalho também são ótimas para melhorar o relacionamento entre os colegas de trabalho (Foto: Divulgação)

Se você usa a sua casa como escritório e está se perguntando como fazer pausa no trabalho, lembre-se que essas pequenas paradas são igualmente importantes. A cada duas ou três horas, tire 15 minutos de descanso e saia do local de trabalho, principalmente se você passa muito tempo na frente do computador.

Leia também: 10 dicas para aumentar produtividade no trabalho

Dê uma volta pela casa, tome uma água ou café, coma uma fruta, converse com os familiares e aproveite para fazer rápidos exercícios de alongamento e de correção de postura, que serão fundamentais para manter o seu pique até o final do expediente. Dessa forma, você terá ainda mais energia para aumentar o rendimento no trabalho.

Top