Pastilhas coloridas na decoração

Consideradas transformadoras na decoração, as pastilhas conseguem modificar cada ambiente da casa com um toque especial. Elas são charmosas, resistentes e práticas, mas exigem…

Por Isabella Moretti em 03/02/2012

Com um toque de charme e elegância, as pastilhas transformam a decoração.

Consideradas transformadoras na decoração, as pastilhas conseguem modificar cada ambiente da casa com um toque especial. Elas são charmosas, resistentes e práticas, mas exigem uma série de cuidados quando se trata da manutenção do revestimento. Ao trabalhar com as peças no visual de um espaço, obtém-se um colorido alegre, moderno e um tanto ousado.

As pastilhas são caracterizadas pelas dimensões menores, proporcionando desta forma uma estética mais bonita e delicada para a superfície. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados na hora de escolher o produto e fazer o orçamento numa loja especializada.

Escolhendo as pastilhas

Há vários tipos de pastilhas, mas as de vidro são as mais indicadas.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer as condições financeiras ao comprar as pastilhas. As placas costumam ser mais caras do que outros produtos convencionais para acabamento, como é o caso dos azulejos de cerâmica. No caso de um orçamento limitado dá para trabalhar com as pastilhas na decoração por meio dos detalhes, ao invés de uma cobertura completa.

As fabricantes de pastilhas investem em diversos modelos de produto, que variam quanto ao tamanho, cor, textura, formato e principalmente material. Na verdade há peças para todos os gostos e bolsos, capazes de invocar novos efeitos na decoração de ambientes internos e externos. No que diz respeito aos diferentes tipos, vale ressaltar as pastilhas de vidro, porcelana e cerâmica.

Colorindo com as pastilhas

A cozinha era neutra, mas através do acabamento colorido da parede ganhou mais vida.

As pastilhas são caracterizadas pela diversidade de cores, tanto as de vidro como as de cerâmica. No entanto, a primeira opção acaba sendo mais recomendada devido à resistência e durabilidade que possui. As peças de vidro são coloridas, compactas e capazes de suportar os ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas.

Uma forma de trabalhar com as cores das pastilhas é através da decoração do lavabo. Experimente usar o efeito degradê adotando tonalidades de uma mesma paleta, o resultado é sofisticado e sem exageros. A combinação monocromática também é muito usada nos projetos que preservam um visual mais discreto no revestimento do banheiro. As mesmas técnicas de aplicação podem marcar presença nas paredes da cozinha ou na piscina.

O efeito multicolorido promete tornar o revestimento com pastilhas marcante na decoração interna ou externa. A proposta pode ser usada no caso de um ambiente afetado pela monotonia e que necessita de cores vibrantes para apresentar alegria, energia e personalidade. A técnica do mosaico promete ser útil para fazer um acabamento colorido e destacar uma determinada área.

 

Top