Passos para uma Aposentadoria Feliz

Passos para uma Aposentadoria Feliz

Após anos de dedicação ao serviço, finalmente chegou a tão esperada hora da aposentadoria. Os dias serão inteiramente seus e não haverá mais patrão…

Por Editorial MDT em 28/12/2015

Após anos de dedicação ao serviço, finalmente chegou a tão esperada hora da aposentadoria. Os dias serão inteiramente seus e não haverá mais patrão para lhe dar ordens. Porém, apesar de chegarem a esse momento tão esperado, muitas pessoas não são felizes com a sua aposentadoria. Isso porque elas não obedeceram os passos para uma aposentadoria feliz.

Passos para uma Aposentadoria Feliz (Foto: Divulgação)

Passos para uma Aposentadoria Feliz (Foto: Divulgação)

Passos para uma Aposentadoria Feliz

Como as pessoas estão vivendo cada vez mais e com muito mais qualidade de vida, haverá ainda muito tempo pela frente após a aposentadoria. Então, é hora de programar o que fazer durante esse período para que a sua vida não se torne monótona e rotineira. Ou seja, sai disso e siga os  passos para uma aposentadoria feliz.

Leia mais informações sobre: COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA – DICAS

Cuide da sua saúde

Em primeiro lugar, é preciso ter saúde, pois sem ela, ninguém consegue ser feliz. Por isso, tenha uma alimentação saudável e pratique algum esporte leve. Pode ser a caminhada, andar de bicicleta, hidroginástica ou a bocha. Se preferir algo mais leve, faça aulas de ioga, que relaxam a mente também.

Cuide da saúde (Foto: Divulgação)

Cuide da saúde (Foto: Divulgação)

Além de serem muito bons para o físico, os esportes são um ótimo meio para se conhecer pessoas diferentes. Aliás, esse é o segundo passo para uma aposentadoria feliz. Tenha uma rede social grande de amigos, afinal, sozinho, não é possível ter felicidade. Seja na academia, na praça ou na igreja, tenha sempre amizades sólidas. Assim, você e os seus amigos poderão frequentar as casas uns dos outros para almoçarem, tomarem um café da tarde ou para jogarem umas partidas de baralho.

Cuide família

Fora esses amigos, não deixe de manter contato com a sua família, pois o carinho e o amor dos familiares ajudam as pessoas a terem uma vida saudável e equilibrada. Mesmo que os seus filhos, netos e sobrinhos estejam trabalhando, peça para que eles reservem ao menos um final de semana por mês para vocês passarem juntos. Isso não será bom apenas para os aposentados como também para eles.

Aproveite os momentos (Foto: Divulgação)

Aproveite os momentos (Foto: Divulgação)

Outra dica importante é passear bastante. Não precisa ser para longe, mas para um lugar calmo e tranquilo. Atualmente, há muitas agências de turismo que têm pacotes especiais para idosos. Assim, os programas são feitos especialmente para as pessoas da sua idade. Desse modo, além de conhecer lugares incríveis, também poderá conhecer pessoas com quem conversar e manter uma amizade duradoura.

Leia mais informações sobre:

Mexa-se e movimente-se

A tendência de muitas pessoas, principalmente homens, é ficar o dia todo em frente à televisão após a aposentadoria. Essa é a pior atitude que você pode tomar quando não precisar mais trabalhar. A televisão é um eletrodoméstico que atrofia tanto o corpo quanto a mente do telespectador, pois ela o obriga a ficar sentado sem pensar em nada. De vez em quanto, é claro que você pode se permitir a passar algumas horas em frente ao aparelho, porém, o dia inteiro, de jeito nenhum! Ao invés disso, faça exercícios que trabalhem com a mente como uma cruzadinha, um sudoku ou um caça-palavras. Além de serem ótimos passatempos, fazem com que a sua mente trabalhe. Estudos comprovam que esses exercícios diminuem grandemente a chance de um idoso sofrer do Mal de Alzheimer.

Curte a família e os encontros (Foto: Divulgação)

Curte a família e os encontros (Foto: Divulgação)

Por fim, é claro que a nossa felicidade depende de dinheiro. Por isso, se você não se aposentou bem, tente viver uma vida tranquila com o pouco que vai ganhar, mas sempre com os cálculos em dia para não ficar devendo para ninguém. Por outro lado, você pode continuar trabalhando, seja por meio período ou por período integral. O trabalho, além de garantir uma vida melhor financeiramente, é um local propício para fazer amizades.

Esses são alguns passos para uma aposentadoria feliz. Porém, cada um entende a felicidade por um ponto de vista e deve alcançá-la ao seu modo. Você trabalhou a vida toda e contribuiu com o INSS, portanto, agora chegou a sua hora de aproveitar os seus momentos de paz e tranquilidade.

Top