Passeios em Paraty

Localizada no estado do Rio de Janeiro, Paraty foi fundada no início do século XVI e em suas primeiras décadas não teve muita influência no cenário histórico nacional. Em 1530, porém, a cidade foi escolhida como principal porto de escoamento de ouro e pedras preciosas vindas de Minas Gerais e mudou completamente.

Vários palacetes elegantes foram erguidos para os moradores ilustres e maravilhosas igrejas foram construídas e ornamentadas com ouro e obras de arte, tudo para refletir o status da nova cidade.

Centro Histórico

Passeando pelo centro da cidade a pé (na maior parte do centro histórico é proibido andar de carro), você pode conhecer várias obras do Brasil Colônia. Como exemplo podemos citar o Forte Defensor Perpétuo, cuja construção remonta a 1703. Por conta de todo o outro encontrado e que passava por Paraty, o local chamou a atenção de ladrões e piratas. Para se proteger, foi construído esse forte, que contém diversos canhões expostos, além de dar uma visão da baía de Paraty.

O Centro histórico também conta com os mais variados palacetes e obras da arquitetura do Brasil na época da colônia, o que traz uma atração à parte. A maioria desses locais tornou-se hoje hotéis, com mobília da época.

Igrejas

Dentro da cidade as igrejas são uma obra de arte. Entre as principais igrejas podemos citar a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, essa obra não foi finalizada. Depois de mais de 200 anos (sua construção iniciou-se em 1646 e parou em 1873), a igreja ficou imponente e bela no centro da cidade, uma visita muito bonita e interessante.

Outra igreja com uma história parecia é a Igreja Nossa Senhora das Dores. Foi erguida em 1800, por iniciativa de senhoras da aristocracia da cidade, mas até 1820 não havia sido concluída. Com a decadência da cidade, a igreja ficou abandonada até 1901, quando a Irmandade de Nossa Senhora das Dores, composta exclusivamente por mulheres, a reformou, dando-lhe assim, o nome.

Restaurantes e Vida Noturna

A cidade é recheada de restaurantes, sendo reconhecidos como uma das culinárias mais ricas do Brasil. Com muitos restaurantes cinco estrelas de cozinha internacional a simples e saborosa culinária caiçara, Paraty não deixa a desejar.

Muitos cafés e restaurantes, após servirem o jantar, oferecem shows com música ao vivo e os mais animados viram a noite, fazendo parte do agito da cidade nos antigos casarões de Paraty. Outra sugestão é que você experimente a cachaça fabricada por lá. A cidade tem mais de 150 locais que produzem sua própria cachaça, conhecidas por suas qualidades.

Pacotes para Paraty

A CVC está com um pacote para Paraty para 3 dias a partir de R$ 598. Incluso nesse valor as passagens rodoviárias, hospedagem para duas noites e variados passeios por Paraty.

Reply