Passe Livre Estudantil SPTrans

Passe Livre Estudantil SPTrans

Os estudantes do estado de São Paulo podem contar com o Passe Livre Estudantil para obterem descontos ou até mesmo conseguirem viajar de graça…

Por bety em 25/03/2020

Os estudantes do estado de São Paulo podem contar com o Passe Livre Estudantil para obterem descontos ou até mesmo conseguirem viajar de graça dentro do seu município, no translado de casa para a escola e vice-versa. Esse programa é uma iniciativa que tem o objetivo de facilitar o acesso ao transporte público por pessoas de baixa renda. Nem todos os estudantes moram perto da escola ou faculdade, precisando utilizar desses transportes, mas que podem pesar na renda familiar.

O Passe Livre Estudantil SPTrans é uma alternativa para quem não tem como arcar com isso, confira!

bilhete unico estudante

Como funciona o Passe Livre Estudantil?

O Passe Livre Estudantil é um programa que oferece descontos de 50% a até a gratuidade total no serviço de transporte para estudantes de São Paulo. Sejam estudantes do ensino fundamental/médio ou de cursos superiores e técnicos, é possível usufruir desse serviço.

O serviço oferece ao estudante quatro cotas de viagem por dia, sendo que cada cota permite a realização de 2 viagens de 2 horas cada uma. Além disso, por dia, o estudante pode fazer 2 embarques de metrô e CPTM. O número de cotas disponibilizado pelo sistema sempre vai depender da sua quantidade de dias de aula.

Quem tem direito à Gratuidade?

A SPTrans, empresa responsável pelo transporte e também pela iniciativa, estabelece alguns requisitos que devem ser cumpridos por quem deseja obter o benefício. O principal requisito para ter direito ao Passe Livre Estudantil é morar a pelo menos 1 km de distância da sua instituição de ensino.

Se atenderem a esses requisitos, podem receber o benefício alunos do ensino médio, técnico e fundamental da rede pública estadual, federal ou municipal. Além disso, estudantes do ensino superior de universidades públicas com renda familiar de até um salário mínimo e meio e que tenham cadastro no CadÚnico também tem direito ao benefício.

No caso de estudantes do ensino superior privado, para ter direito, o aluno deve ser bolsista do ProUni, contar com o financiamento do FIES ou ainda participar do Programa Bolsa Universidade.

Cadastro Bilhete Único do Estudante

Passo a passo para Cadastro:

  • Acesse o site oficial estudante.sptrans.com.br;
  • Faça a solicitação do Bilhete Único de Estudante e selecione “Cadastro Passe Livre”;
  • Aguarde o envio do seu cartão.

O Bilhete Único do estudante é fundamental para que possa solicitar o Passe Livre Estudantil. Se o seu cadastro for aprovado, você receberá uma carteira que servirá para sua identificação. Você encaminha o seu cadastro no site da SPTrans e depois solicita para sua instituição de ensino que envie os dados de sua matrícula. De acordo com essas informações, a SPTrans irá definir se você terá direito ao passe livre ou somente à meia-passagem.

A sua carteira de Identificação Estudantil que você usará no transporte será enviada para sua casa, devendo revalidar o documento todos os anos para poder continuar usufruindo do benefício.

Quem tem direito a meia passagem?

A meia gratuidade, como é chamada, é quando o estudante recebe desconto de 50% nas passagens do transporte público. Isso acontece geralmente com alunos de escola privada ou do ensino superior que possuam uma renda maior que 1,5 salário por pessoa.

Por isso, só tem direito a receber a meia passagem alunos que se enquadram nesses casos.

Como fazer o recadastramento?

O recadastramento também é chamado de revalidação da sua Carteira de Identificação Estudantil e deve ser feita anualmente, enquanto você ainda precisar do benefício. Consiste em você informar à SPTrans que ainda necessita do benefício por ainda estudar.

Essa revalidação pode ser feita pela internet diretamente no site da SPTrans. Caso a sua carteira esteja intacta com nenhum tipo de dano, você só precisará pagar a taxa de revalidação. Depois, você deve fazer a retirada do selo de validação do seu cartão em um posto ou terminal de ônibus da empresa.

Top