Passar roupas: dicas, cuidados

Passar roupas é uma tarefa doméstica que nem sempre as pessoas conseguem acertar na forma de fazer. Não basta apenas ligar o ferro e…

Por Isabella Moretti em 25/02/2012

Escolha um bom modelo de ferro e acerte na temperatura.

Passar roupas é uma tarefa doméstica que nem sempre as pessoas conseguem acertar na forma de fazer. Não basta apenas ligar o ferro e deslizá-lo sobre o tecido, na verdade é recomendado tomar alguns cuidados para não danificar o vestuário e deixar as peças bem passadas.

Ao dominar um ferro elétrico ou a vapor, fica fácil acabar com o efeito de ‘roupas amarrotadas’. Para obter os melhores resultados com o desafio de passar as peças do vestuário de cada dia, vale à pena obter informações sobre o equipamento utilizado, controlar a temperatura e se apoderar de alguns truques que deixam as roupas impecáveis.

Nem sempre o orçamento permite mandar as roupas para passar numa loja especializada. Desta forma, é necessário lidar diariamente com esta atividade, cuidando das peças com zelo. Principalmente quem mora sozinho enfrenta dificuldades para aprender o passo-a-passo de como passar roupas.

Dicas e cuidados

Passar roupa é um desafio para muitas pessoas.

• Em primeiro lugar escolha um ferro de qualidade para passar as roupas, preferindo sempre uma marca conhecida. Os modelos mais modernos são dotados de tecnologias inovadoras que controlam com mais afinco a questão da temperatura e estabilidade;

• Procure deixar a tábua de passar numa altura adequada para não causar dores no corpo;

• Preocupe-se com a limpeza do ferro elétrico para não deixar marcas nas roupas na hora de passar. Use uma solução caseira para limpar a base do ferro pelo menos uma vez por mês, misturando vinagre branco e água;

• Observe sempre as instruções na etiqueta da roupa para saber qual a temperatura adequada do ferro;

• Ao passar peças delicadas, com estampas ou bordados, é interessante usar um pedaço de pano para que a temperatura do ferro não interfira na aparência da roupa.

Passar roupas x Tipos de tecidos

Reconheça as limitações de cada tipo de tecido.

Um aspecto importante na hora de realizar a tarefa é valorizar as limitações dos tecidos. Quando o nível de temperatura do ferro é elevado, o material pode ser comprometido por um efeito queimado e outros tipos de danos.

Cada tipo de tecido requer cuidados especiais na hora de usar o ferro elétrico. Em primeiro lugar é necessário passar as peças de nylon, afinal, elas são mais sensíveis do que os outros materiais e exigem uma temperatura amena. Outro tecido que requer cuidados para não ser danificado é a lycra, que exige movimentos rápidos com o ferro menos quente.

Há tecidos que são considerados desafiadores na hora de passar, como é o caso da seda, que exige o uso do ferro do seu lado avesso para não prejudicar o brilho. O mesmo tipo de técnica é empregado para passar veludo.

Alguns materiais são capazes de suportar altas temperaturas com mais facilidade, como por exemplo, as peças confeccionadas com algodão e jeans. Para finalizar a tarefa doméstica, é viável deixar as roupas de poliéster por último, já que elas exigem mais calor e vapor para acabar com os amassados.

Aproveite as dicas e simplifique o desafio de passar roupas.

 

Top