Passaporte Polícia Federal

passaporte-policia-federal

O passaporte é um documento essencial para as pessoas que desejam fazer viagens internacionais, somente com ele é possível embarcar e ser recebido num outro país. Existe certa burocracia para a emissão do passaporte, mas os interessados em obter o documento precisam estar preparados para passar por todas as etapas.

O Departamento da Polícia Federal é responsável por autorizar ou não à emissão do documento. Os agentes avaliam cada indivíduo e expõem a eles os pré-requisitos básicos para solicitar o passaporte comum padrão ICAO, da cor azul.

Há quem tenha dúvidas de como tirar passaporte, mas não existem muitas dificuldades para conseguir passar por todas as etapas e apresentar a documentação necessária ao PF. A primeira etapa para a emissão é preencher o formulário com dados pessoais no site oficial do Departamento de Polícia Federal.

Depois de enviar o formulário, você vai gerar um protocolo para o pagamento da tarifa antes que exceda o prazo de validade do boleto. A taxa de emissão de passaporte de cor azul é de R$ 156.07. O GRU (Guia para pagamento de taxa) precisa ser apresentado ao DPF junto com a documentação.

Os documentos para tirar passaporte são:

– Carteira de Identidade (RG)

– Certidão de Casamento ou Nascimento

– Título de Eleitor e comprovantes de eleição

– Certificado de quitação do serviço militar

As pessoas que desejam fazer a renovação do passaporte devem proceder da mesma forma, mas apresentando a Polícia Federal o documento anterior. O novo passaporte vai custar em média R$ 312,14.

Apesar do formulário poder ser preenchido pela internet e o boleto impresso, é fundamental que o emissor do passaporte compareça ao Departamento da Polícia Federal munido dos documentos citados acima. No DPF serão coletadas as digitais do indivíduo e também sua assinatura. O departamento também se encarrega de tirar as fotografias 5X7.

A retirada do passaporte acontece seis dias depois de comparecer ao departamento, sendo necessário o titular comparecer pessoalmente ao DPF para assinar e apresentar o RG. A validade do documento é de cinco anos, estando à data do vencimento indicada no documento. Preencha o formulário acessando o site da Polícia Federal – DPF.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply