Passaporte de crianças: como tirar

Os procedimentos necessários para tirar passaporte de crianças não são muito diferentes do que é preciso para solicitar um passaporte para uma pessoa adulta.…

Por Editorial MDT em 18/10/2012

Os procedimentos necessários para tirar passaporte de crianças não são muito diferentes do que é preciso para solicitar um passaporte para uma pessoa adulta. Alguns documentos devem ser acrescidos da relação a ser entregue na Polícia Federal como uma autorização dos pais, por exemplo. Saiba mais:

Menores de idade precisam de autorização para tirar passaporte (Foto: divulgação)

Passaporte de crianças: como tirar

Para tirar passaporte de criança é necessário acessar o site da Polícia Federal, preencher as informações necessárias e fazer o agendamento no posto que estiver mais perto de você. Em seguida, deve-se imprimir os detalhes do agendamento e o protocolo de solicitação.

Leia também: Passaporte Brasileiro – Como Tirar

Emissão de passaporte: dúvidas frequentes

Os documentos para tirar passaporte de criança são a certidão de nascimento, a identidade e o CPF do responsável. Para maiores de 12 anos é preciso também apresentar o documento de identidade da criança.  Além disso, para os menores de 18 anos é requerida uma autorização dos pais ou representantes legais com os números de cédulas de identidade, órgãos de expedição e assinatura. O formulário está disponível para download na página da Polícia Federal.

Agendamento para tirar passaporte é feito no site da Polícia Federal (Foto: divulgação)

Procedimentos para tirar passaporte de crianças

A taxa para tirar passaporte de criança é a mesma que para adultos: R$156,07. O pagamento deve ser feito por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Para crianças que tenham menos de três anos de idade é preciso levar também uma fotografia facial recente, no tamanho 5X7, colorida, em fundo branco e sem data.

Para menores de três anos é preciso levar fotografia (Foto: divulgação)

Caso um dos pais não possa estar presente na Polícia Federal para solicitar passaporte de criança, será necessário preencher uma autorização específica, reconhecer firma, por autenticidade e levar junto com uma cópia autenticada da carteira de identidade. Se os dois pais não puderem levar a criança será necessário definir por meio de uma procuração particular com firmas reconhecidas, por autenticidade, um parente do menor em primeiro grau que o represente e acompanhe, assinando o requerimento e o recibo de passaporte.

Top