Passaporte Brasileiro – Como Tirar

O sonho de muitas pessoas é viajar para o exterior. Para tanto, é preciso ter dinheiro o suficiente para comprar as passagens de avião,…

O sonho de muitas pessoas é viajar para o exterior. Para tanto, é preciso ter dinheiro o suficiente para comprar as passagens de avião, para alguns dias de estadia e para a alimentação. Além disso, um documento é imprescindível: o passaporte brasileiro. Sem ele, a viagem torna-se impossível, a não ser que ela seja feita para algum país do Mercosul, onde é preciso apresentar apenas um documento de identidade.

Para tirar o esse documento, algum tempo deve estar disponível, pois o processo é um pouco demorado. Por isso, saiba como tirar o passaporte brasileiro.

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal em www.dpf.gov.br e acessar o link “Requerer Passaporte” localizado no item “Passaporte”. Então, haverá a lista de documentos necessários: documento de identidade, título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição, documento de quitação com o serviço militar obrigatório para os homens, certificado de naturalização para os naturalizados, comprovante bancário do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), CPF e passaporte anterior, se houver.

Com todos os documentos acima em mãos, preencha a ficha de solicitação de passaporte em “solicitar passaporte”. Todos os dados devem ser preenchidos cuidadosamente para que não haja problemas na confecção do passaporte. Por isso, antes de enviar as informações, reveja principalmente os números dos documentos, que podem ter sido digitados incorretamente.

Na última aba da solicitação, há o local de atendimento, onde você se dirigirá para entregar os documentos e para receber o seu passaporte. Portanto, opte pelo lugar mais próximo da sua casa para não ter que se deslocar para longe. Escolhido o local, clique em “enviar”.

Depois, pague a Guia de Recolhimento da União, que é de R$156,07, antes da data de vencimento e guarde o recibo.

Leia Também:  Cartão de Crédito Clonado, saiba o que fazer

Junte toda a documentação e dirija-se a um posto de atendimento da Polícia Federal. Em alguns casos, é preciso agendar a sua visita pelo site. Para tanto, clique em “Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido”, localizado no item 4. Agora, não é mais necessário levar a fotografia, já que ela é tirada na hora, por meios digitais.

Então, você poderá escolher a data e o horário para levar os documentos e, após esse atendimento, poderá saber quando retirar o seu passaporte, no mesmo local. Para tanto, basta levar o seu documento de identidade e assinar o recibo. Agora, a sua viagem é garantida, só falta entrar com os processos do visto, que são diferentes para cada país.

O passaporte brasileiro é essencial para as pessoas que pretendem viajar para o estrangeiro. Ele tem a validade de 5 anos e, após esse prazo, deve ser renovado para novas viagens. Por isso, antes mesmo de começar a fazer os preparativos para a sua viagem, organize espaços na sua agenda para tirar o passaporte, pois dependendo da sua localidade, o processo pode ser demorado, devido ao número de pessoas que desejam ter o passaporte.

Então, após todos os trâmites burocráticos, você finalmente terá o passaporte em mãos e poderá conhecer todo o mundo, pois ele é a sua porta de entrada em todos os países, exceto os do Mercosul. Por isso, agora você só merece desejos de boa viagem!

 

 

Top