Passa para 14 o número de questões anuladas do Enem para CE

Na tarde desta segunda-feira, o Inep, autarquia responsável pelo Enem, informou que há mudanças nas questões anuladas do Exame Nacional do Ensino Médio. De…

Na tarde desta segunda-feira, o Inep, autarquia responsável pelo Enem, informou que há mudanças nas questões anuladas do Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com novas informações divulgadas pelo órgão, agora são 14 questões canceladas para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza.

As alterações aconteceram, devido, o Ministério da Educação ter acrescentado mais duas questões à lista de anuladas e retirar uma. De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, a decisão aconteceu na semana passada, após o Ministério ter tido acesso a dados da investigação realizada pela Polícia Federal, que apura o vazamento de questões para os alunos da instituição de ensino. Doze questões foram mantidas, uma foi retirada por não ser semelhante e outras duas foram acrescentadas, por apresentarem similaridade.

Segundo a presidente do Inep, a anulação não deve acarretar problemas maiores aos alunos. De acordo com ela, a nota técnica foi confirmada por cinco especialistas que não fazem parte do órgão, o que reforça a credibilidade do procedimento. A metodologia do exame permitiria que mesmo com 14 questões a menos, a pontuação máxima da prova continue sendo mil pontos.

Entenda o caso

Horas após a aplicação do exame, surgiram denúncias de que os estudantes do Colégio Christus receberam apostilas com simulados, contendo questões iguais as cobradas nas provas oficiais. O MEC acionou a Polícia Federal para investigar a denúncia e decidiu anular o Enem dos 639 estudantes do colégio, que deveriam refazer as provas em novembro.

Em 27 de outubro, o Ministério confirmou que as questões vazadas faziam parte do pré-teste aplicado a alunos da instituição em outubro de 2010, e que as suspeitas mais fortes eram de que dois dos cadernos de pré-teste, aplicados aos alunos, foram reproduzidos por professores.

Leia Também:  Declaração de Isento IRPF

O Ministério Público do Ceará entrou na Justiça para cobrar do MEC ou a anulação total da prova ou das 14 questões antecipadas. Inicialmente, a Justiça decretou a anulação de 13 questões para todos os alunos, mas, após recurso do MEC, uma nova decisão foi tomada, fazendo com que tais questões fossem anuladas, somente, para alunos do colégio Christus.

Top