Parto humanizado: benefícios

Parto humanizado: benefícios

Nos dias atuais, incontestavelmente o parto se tornou um tabu entre as mulheres. Muitas, preocupadas com os detalhes do procedimento, preferem dar à luz…

Por Paulo Lima em 20/05/2013

Nos dias atuais, incontestavelmente o parto se tornou um tabu entre as mulheres. Muitas, preocupadas com os detalhes do procedimento, preferem dar à luz em um centro cirúrgico, ao passo que outras mais tradicionais optam por terem seus bebês na tranquilidade de suas casas. Seja qual for a sua escolha, é importante ressaltar a importância dos cuidados e preparação neste momento especial. Por isso, saiba o que é o parto humanizado e faça as melhores escolhas nesta ocasião tão unica:

Veja o que é e os benefícios do parto humanizado (Foto: Divulgação)

O que é o parto humanizado?

Muitos definem o parto humanizado como o parto normal propriamente dito, porém, a significação deste termo vai muito além disso. O parto humanizado é todo e qualquer procedimento que ocorra de acordo com a vontade da mulher e principalmente com suas condições fisiológicas, primando acima de tudo por sua saúde e bem-estar como também do bebê. Isso significa que nem todo parto normal é humanizado, como também nem toda cesariana.

Segundo dados da OMS, em 61,6% dos casos as mulheres recorrem ao SUS para fazerem partos normais, índice este que é o reverso do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A vantagem é que com o parto normal não há necessidade de anestesias, cirurgias e recuperação, de modo que a mulher pode voltar às suas atividades normais após dar à luz. Todavia, é fundamental ter um acompanhamento médico neste processo, pois em situações de risco a cesariana ainda é a melhor opção.

Conheça os diferentes tipos de parto.

O parto humanizado procura respeitar a fisiologia e a saúde de cada mulher (Foto: Divulgação)

Benefícios do parto humanizado

Além de respeitar a vontade da mulher e da família, os benefícios do parto humanizado são incontáveis. A mamãe poderá definir a forma que deseja dar á luz ao seu filho e protagonizar o nascimento de seu bebê.

No caso da escolha se dar através do parto normal, a grande vantagem é que a mulher não precisa despender de muito tempo para se recuperar, podendo voltar às suas atividades normais logo após dar a luz, o que é o desejo da grande maioria. Entretanto cada mulher tem suas peculiaridades, de modo que é necessário conhecer previamente o melhor procedimento para a sua e para a saúde da criança.

Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de parto.

O tipo de parto considerado humanizado respeita acima de tudo o ser humano e as condições adequadas de acordo com a saúde da mulher e do bebê (Foto: Divulgação)

O parto e a rede pública de saúde

Sem sombra de dúvidas o problema da saúde é evidente no Brasil, de modo que, as mamães muitas vezes se assustam com a possibilidade de uma cirurgia de grande porte, como é a cesariana. Para isto, a fim de reduzir as taxas de mortalidade, a Rede Cegonha custeia o CPN (Centro de Parto Normal), que é uma entidade formada por especialistas estudados no exterior com as mais relevantes técnicas para que as mamães protagonizem o seu próprio parto e sem dor.

Conheça algumas técnicas de respiração para o parto.

O Centro de Parto Normal funciona junto aos hospitais e oferece assessoria especializada a gratuita para humanizar os partos na rede pública, uma vez que o ato de “tornar humano” compete acima de tudo pela defesa e boa qualidade de vida, em seus mais abrangentes aspectos.

 

Top