Parto antes da hora: saiba mais

O tempo ideal para a gestação é de quarenta semanas. Porém, nem sempre os bebês nascem exatamente nesse tempo. Alguns saem da barriga da…

O tempo ideal para a gestação é de quarenta semanas. Porém, nem sempre os bebês nascem exatamente nesse tempo. Alguns saem da barriga da mãe depois desse período e outros nascem antes da hora, ficando conhecidos como prematuros. Saiba mais sobre o parto antes da hora.

O parto prematuro acontece antes da data prevista. (Foto: divulgação)

Parto prematuro

Os bebês que nascem em um período gestacional menor do que 37 semanas não considerados prematuros. Eles podem nascer tanto de parto normal quanto cesárea, dependendo da indicação do médico para cada caso.

São várias as causas pelas quais o bebê nasce antes da hora. As principais são o trabalho de parto e rompimento da bolsa, que podem ser causados por infecções urinárias, vaginais e pelo gênero de bactérias Streptococcus do grupo B.

Isso pode ocorrer também em grávidas de gêmeos com excesso de líquido na bolsa, com alterações como incompetência istmo-cervical, deslocamento prematuro da placenta e placenta prévia. As mulheres com pressão alta ou gestação que cause sofrimento ao bebê podem ser indicadas a fazer o procedimento do parto antes do período normal.

O bebê prematuro necessita de cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados necessários com bebes prematuros 

Cuidados com o parto prematuro

Todas as mulheres que já tiveram um parto anterior prematuro possuem maior chance de ter outro. Da mesma forma, as grávidas de gêmeos, com excesso de líquido na bolsa e outras também fazem parte do grupo de risco.

Existem medicações e condutas que podem ser usadas para evitar o parto antes da hora, dependendo de cada causa. Segundo especialistas, é essencial evitar ou reduzir as chances de parto prematuro, ou minimizar os problemas associados a um parto antes do tempo.

Leia Também:  Decoração em Cozinhas Pequena

Depois de nascer, a criança prematura precisa de cuidados especiais que variam de caso para caso, considerando o tempo de gestação e a causa do nascimento. Podem ser necessários também procedimentos invasivos como uso de respiradores e intubação para acelerar o amadurecimento dos pulmões ou pode necessitar de uma incubadora. Da mesma forma, pode não ser necessário nenhum procedimento além do acompanhamento médico.

O parto prematuro é muito comum entre as mulheres. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados pós-parto prematuro 

O parto antes da hora é um problema muito comum entre as gestantes. Ele pode ser provocado por vários fatores e por isso merece atenção e cuidados especiais. A gestante deve ficar atenta para os sinais anormais durante a gestação e procurar o médico imediatamente.

Top