Parkour: o que é

Parkour traduzido para o português quer dizer: “arte do deslocamento” que virou um tipo de esporte muito conhecido, cujo princípio é mover-se de um…

Por Editorial MDT em 22/02/2012

Parkour, agilidade, destreza, movimentos rápidos e precisos

Parkour traduzido para o português quer dizer: “arte do deslocamento” que virou um tipo de esporte muito conhecido, cujo princípio é mover-se de um lado para outro com muita rapidez e eficiência. Para a prática desse esporte o que mais vale é a eficiência do corpo humano, a agilidade em romper obstáculos sem cair.

No Parkour aprendem-se técnicas como desde subir em um muro, até pular de um lugar alto. Para quem já esta com mais prática, consegue escalar prédios e fazer saltos inacreditáveis, mas é um tipo de esporte com riscos grandes, sendo necessário tomar certos cuidados. É um esporte radical que exige muita concentração e técnica, pois uma pessoa pode sofrer sérios danos se executada de forma errada, ou seja, é preciso muito treino para poder fazer certas manobras, pois só depois de adquirir confiança no seu corpo e na sua mente é possível executá-las.

O Parkour tem como objetivo superar todos os obstáculos que aparecerem no caminho. Os principais movimentos consistem em saltos e escaladas. A característica mais importante dessa disciplina é a precisão e eficiência. Pois, não é necessário mover-se muito rápido, mas da maneira mais curta entre um ponto e outro de modo que não haja machucados a curto nem a longo prazo. Para praticá-lo não é preciso muitas roupas, pois, o lema é liberdade de movimentos, por isso a roupa ideal é calça e camiseta leve, calçado confortável e com sola reta. Todos os outros acessórios são opcionais.

Parkour, a arte de romper obstáculos sem limites

Ele também é uma prática de treinamento físico e mental, visto que, pode-se inserir no treinamento exercícios de tonificação muscular como:

  • Planche;
  • Agachamentos;
  • Abdominais;
  • Flexões;
  • Barras e outros.

Vários encontros de Parkours são realizados  no Brasil, em diferentes estados, o último foi nos dias 8 e 9 de outubro de 2011 na cidade de Betim, MG.

Curiosidades:

– O Parkour surgiu na França, na década de 80, por David Belle que inspirado em seu pai que foi um dos combatentes na guerra do Vietnã usava algumas técnicas. Foi então que ele aperfeiçoou essas técnicas e as batizou de “Parkour”. Com muita dedicação e treino ele as praticava e foi reunindo pessoas. Depois de certo tempo ele apareceu em reportagens na mídia, dessa maneira ficando conhecido internacionalmente e praticada no mundo todo.

– No Parkour não existe competições e isso o torna mais interessante, visto que o praticante compete consigo mesmo. O esporte se baseia na superação dos seus próprios limites, ou seja, liberdade nos movimentos.

Lembre-se sempre: ter liberdade não consiste em acabar em uma cadeira de rodas, por isso pratique muito e tenha disciplina e controle do seu corpo para depois praticar o Parkour.

Parkour, movimento de arte urbana

 

Top