Isabella Moretti 16/03/2012 Bem Estar

As pessoas costumam ter dificuldades para remover o bolor das paredes.

A umidade nas paredes é um problema que afeta muitos imóveis, sobretudo durante a temporada de chuva. Caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras que sinalizam o bolor, a umidade na estrutura residencial pode desencadear crises de alergia e prejudicar o bem-estar dos moradores.

Nos dias chuvosos, toda a parte estrutural da casa é colocada à prova, ou seja, se houver alguma infiltração, provavelmente as paredes serão afetadas. O aparecimento de mofo na casa é uma consequência da umidade que desencadeia outros problemas, inclusive de saúde, por isso é importante adotar medidas preventivas.

Prevenindo a concentração de umidade na parede

Para evitar umidade nas paredes, procure instalar calhas no telhado e verifique se existe algum tipo de vazamento na residência. Qualquer sinal de infiltração já precisa ser avaliado para não se converter em um caso mais complicado, por isso não excite de contratar mão-de-obra especializada.

Alguns hábitos simples também ajudam a combater o bolor no dia-a-dia, como possibilitar a entrada de raios solares e a circulação de ar nos ambientes fechados. Por essas e outras, é importante manter as janelas e portas abertas durante algumas horas por dia.

Umidade nas paredes causa bolor, que aumenta a incidência de crises alérgicas.

O que fazer em casos de parede com umidade?

Quando as paredes da casa estão afetadas pela umidade, elas ganham manchas escuras e ainda por cima liberam um cheiro desagradável no ambiente por causa da presença de fungos. Assim, é necessário adotar meios para eliminar o problema da casa. Confira a seguir algumas soluções caseiras:

1. Desencoste os móveis das paredes ou qualquer outro material que possa transmitir umidade. Em seguida, passe um pouco de detergente sobre a superfície afetada pelo bolor, sempre seguindo o mesmo sentido com o pano.

2. Para matar definitivamente os fungos, prepare uma solução com 1 copo de água sanitária para 5 litros de água. Umedeça o pano e passe sobre a parede. Repita o processo pelo menos uma vez por dia durante uma semana para conseguir visualizar as melhorias.

Para recuperar a estética das paredes, troque o acabamento.

3. Caso a questão seja recuperar a estética da parede e disfarçar as manchas horríveis, então vale a pena adotar um novo acabamento com adesivos decorativos ou papel de parede. Esta decoração diferenciada também promete adicionar um toque de personalidade ao cômodo.

Agora que você já sabe o que fazer com paredes úmidas, coloque as dicas em prática e combata a presença no bolor em casa.

Outros artigos

Decoração de aniversário tema dinossauro

18/01/2013

Decoração de aniversário tema dinossauro

As crianças sempre esperam que os pais preparem algo especial, no dia de seu aniversário. Além da presença de amiguinhos, família e, é claro, de ganhar presentes, os...

Cores diferentes para quarto de menina

15/07/2013

Cores diferentes para quarto de menina

O quarto é um ambiente íntimo, reservado e privado. Ele precisa favorecer o conforto, preservar uma atmosfera acolhedora e valorizar o estilo de vida do morador. Est...

Coleção Rendas do Brasil Risque

22/02/2011

Coleção Rendas do Brasil Risque

A linha de esmaltes da Coleção Rendas do Brasil Risqué é um dos maiores exemplos de lançamentos que surgiram para ficar. Depois de chegar ao mercado no ano de 20...