Parasitose: aprenda a tratar

Alguns indivíduos, em especial, as crianças, já receberam o diagnóstico de serem portadores de parasitose. No entanto, ,poucas pessoas sabem sobre o seu significado…

Alguns indivíduos, em especial, as crianças, já receberam o diagnóstico de serem portadores de parasitose. No entanto, ,poucas pessoas sabem sobre o seu significado e o seu tratamento. Através das informações abaixo, aprenda a tratar a parasitose.

Diante de manifestações sugestivas de parasitose, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Definição de parasitose

A parasitose intestinal é ocasionada quando o indivíduo possui algum tipo de verme alojado em seu intestino. De acordo com especialistas, os parasitas maiores e que podem ser vistos a olho nu recebem o nome de vermes, já os menores e que não podem ser vistos a olho nu, são denominados protozoários.

Saiba mais sobre a parasitose

As parasitoses intestinais são muito comuns em nosso meio e possui maior incidência entre as crianças, seja elas da zona urbana ou rural. A transmissão dessa doença acontece através da ingestão dos ovos do parasita que ocorre através de alimentos ou da água contaminados.

Aprenda a reconhecer o problema

É importante mencionar que nem sempre o individuo portador das parasitoses intestinais apresenta sinais e sintomas. Quando isso acontece, as manifestações clínicas são pouco específicas, podendo incluir:

  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Presença de gordura nas fezes;
  • Presença de snague nas fezes;
  • Presença de muco nas fezes;
  • Eliminação de vermes nas fezes ou pelos vômitos;
  • Coceira na região anal, em especial, a noite;
  • Alteração do apetite;
  • Vontade de comer coisas estranhas, como terra e tijolo;
  • Reações alérgicas;
  • Emagrecimento.

    Aprenda a tratar a parasitose. (Foto: divulgação)

Reconhecendo os parasitas mais comuns

Entre os parasitas mais comuns podemos citar a lombriga, a teníase, a giárdia e a ameba. Já os menos comuns estão a enterobíase, a estrongiloidíase e a minenolepíase. Apesar dos nomes serem complicados, a maioria das infestações não é grave. Entre os casos mais preocupantes, estão a infestação severa e que podem ocasionar a obstrução intestinal ou mesmo, quando há o acometimento cerebral.

Diagnosticando o problema

Como os sintomas e os sinais das parasitoses são semelhantes, o diagnóstico do problema é baseado no exame de fezes, denominado parasitológico. Outra forma de diagnosticar, é observar a existência do verme nas fezes ou no vomito do indivíduo. 

Tratamento para parasitose

Hoje em dia, existem diversos remédios que combatem os parasitas, porém eles devem ser prescritos pelo especialista. A dose do medicamento varia de acordo com o tipo de infecção e da suspeita do médico. Por isso, diante de qualquer suspeita, busque a orientação de um especialista para que ele possa prescrever o medicamento ideal em cada caso.

Entre as diversas manifestações da parasitose, a dor abdominal é a mais comum. (Foto: divulgação)

 

As parasitoses são infecções muito comuns em nosso meio. Após conhecer mais sobre as manifestações clinicas e como tratar a parasitose, é importante buscar a orientação de um especialista e iniciar o tratamento o quanto antes, 






Top