Para Seguir em Frente é Preciso Superar

Superação tem sido uma palavra muito usada nos dias atuais, nos quais o bem estar e o equilíbrio parecem ter ultrapassado a posição de…

Superação tem sido uma palavra muito usada nos dias atuais, nos quais o bem estar e o equilíbrio parecem ter ultrapassado a posição de prioridade no lugar de uma vida de prosperidades financeiras. Hoje falamos muito em viver, planejar e ser feliz, porém nem sempre lembramos dos obstáculos que há pelo meio do caminho. É justamente neste momento que ela entra. A verdade é que não se trata somente de um chavão dos livros de autoajuda, mas sim de algo fundamental.

Superação tem a ver com resiliência, que não é exatamente uma palavra que faça parte de nosso vocabulário diário, porém isso não a faz menos importante. Originalmente trata-se de algo que vem da física, traduzindo a capacidade de um corpo de se deformar por obra de agentes externos e, depois, recuperar a forma natural. Porém ela realmente pode se aplicar ao nosso comportamento e modo de vida. Explicando de uma forma simples: resiliência é aquela capacidade que as pessoas tem de se adaptar a perdas, mudanças e dificuldades sem deixar-se abater. Ou seja, de fazer do limão uma limonada – ou quem sabe uma caipirinha?

A importância da ideia de superar:

Com certeza algo que faz muita diferença quando pensamos em seu oposto. Enquanto há quem encare com um certo bom humor as vezes em que a vida resolve nos fazer de saco de pancadas, há quem se se amue e se afunde em palavras e pensamentos negativos. Atitudes que podem significar a diferença entre uma oportunidade e o ostracismo, e nem é preciso pensar muito para saber do que se trata.

Que oportunidade poderá ter uma pessoa que sofre uma adversidade e acaba se isolando e se dedica a choramingar as falhas e a falta de sorte? Além de um isolamento em geral – pois pessoas negativas tendem a afastar as pessoas de si – ainda há o velho ciclo vicioso de que pensamentos negativos atraem coisas negativas. Não deixa de ser uma verdade afinal se você não vai a luta e nem demonstra maturidade para resistir e reerguer-se, como pode esperar uma situação melhor? Os desejos e sonhos realizados não caem do céu. É preciso luta.

Como conquistar a capacidade de superação

Superar é difícil? Sim, é. Ninguém disse que o caminho é fácil, mas somente através dela podemos ter a chance de vislumbrar algum tipo de futuro. E superar exige muito preparo: embora todos tenham a capacidade de lutar por si mesmo, a resiliência normalmente é moldada e ativada mediante circunstâncias de nossa vida. Favorecida ou não de acordo com nossa própria personalidade e o ambiente em que vivemos. E ativá-la pode levar tempo.

Superar não significa esquecer e dar a volta por cima em um piscar de olhos. É preciso ter maturidade e estar preparado. Não adianta voltar ao jogo sendo negativo, agindo da mesma forma e remoendo culpas. Não é uma atitude que traga qualquer benefício, pelo contrário, somente o desperdício de tempo e força.

Superação e resiliência envolvem apoio, planejamento e sobretudo autoconhecimento. Segundo matéria da revista Cláudia é preciso levar em conta todos os lados do problema para descobrir como enfrentar melhor aquilo que é considerado irreversível. É necessário perceber que as crises também são oportunidades de fortalecimento e aprendizado e refletir sobre suas vitórias anteriores.

Vale também inspirar-se em pessoas ou ídolos que superaram problemas. Imaginar o futuro e viver plenamente as oportunidades do presente também são meios de conquistar e superar, afinal, querer mudar o passado não leva a nada, porem a análise leva ao aprendizado e a reação.

E então? Pronto para deixar os esqueletos para trás?


Top