Para fazer história, judô brasileiro estreia nesta quarta em Guadalajara

Terceira modalidade esportiva que mais obteve medalhas para o Brasil em toda a história dos Jogos Pan-Americanos (98), o judô brasileiro começa sua caminhada…

Leandro Guilheiro é um dos favoritos para a conquista do ouro na categoria até 81kg

Terceira modalidade esportiva que mais obteve medalhas para o Brasil em toda a história dos Jogos Pan-Americanos (98), o judô brasileiro começa sua caminhada no Pan de Guadalajara, nesta quarta-feira, dia 26, no Ginásio CODE II.

E a expectativa é de ampliar o número de medalhas para ultrapassar a casa das 100 conquistas. No México, a delegação brasileira está com 14 judocas. São eles: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Para a disputa em Guadalajara, o time brasileiro conta com uma mescla de atletas com bagagem e outros mais novatos. Na turma dos experientes, os destaques são os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, e Tiago Camilo. Além da dupla, os campeões mundiais Luciano Corrêa (ouro), Leandro Cunha (duas pratas), Mayra Aguiar (prata e bronze), Rafaela Silva (prata) e Sarah Menezes (dois bronzes) também aparecem como esperanças do país.

Do outro lado, vale a pena destacar o jovem Rafael Silva, ansioso para disputar seu primeiro Pan. “Com certeza será especial. Os Jogos Pan-Americanos são aquele tipo de evento que todo atleta gosta de disputar, é a Olimpíada do nosso continente. Espero poder ajudar o Brasil”, revelou o peso pesado em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Judô.

Esta será a 12ª participação do judô brasileiro em Jogos Pan-Americanos. Na história, o esporte acumula 25 medalhas de ouro, 29 de prata e 44 de bronze.

Leia Também:  Escolas De Judô Em São Paulo

Top