Para fazer história, judô brasileiro estreia nesta quarta em Guadalajara Para fazer história, judô brasileiro estreia nesta quarta em Guadalajara

Para fazer história, judô brasileiro estreia nesta quarta em Guadalajara

Terceira modalidade esportiva que mais obteve medalhas para o Brasil em toda a história dos Jogos Pan-Americanos (98), o judô brasileiro começa sua caminhada…

Por Redacao em 26/10/2011

Leandro Guilheiro é um dos favoritos para a conquista do ouro na categoria até 81kg

Terceira modalidade esportiva que mais obteve medalhas para o Brasil em toda a história dos Jogos Pan-Americanos (98), o judô brasileiro começa sua caminhada no Pan de Guadalajara, nesta quarta-feira, dia 26, no Ginásio CODE II.

E a expectativa é de ampliar o número de medalhas para ultrapassar a casa das 100 conquistas. No México, a delegação brasileira está com 14 judocas. São eles: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Para a disputa em Guadalajara, o time brasileiro conta com uma mescla de atletas com bagagem e outros mais novatos. Na turma dos experientes, os destaques são os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, e Tiago Camilo. Além da dupla, os campeões mundiais Luciano Corrêa (ouro), Leandro Cunha (duas pratas), Mayra Aguiar (prata e bronze), Rafaela Silva (prata) e Sarah Menezes (dois bronzes) também aparecem como esperanças do país.

Do outro lado, vale a pena destacar o jovem Rafael Silva, ansioso para disputar seu primeiro Pan. “Com certeza será especial. Os Jogos Pan-Americanos são aquele tipo de evento que todo atleta gosta de disputar, é a Olimpíada do nosso continente. Espero poder ajudar o Brasil”, revelou o peso pesado em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Judô.

Esta será a 12ª participação do judô brasileiro em Jogos Pan-Americanos. Na história, o esporte acumula 25 medalhas de ouro, 29 de prata e 44 de bronze.

Top