Papertab: o que é, como funciona

Alguns dos gadgets futuristas que já tiveram os protótipos apresentados, como o Google Glass, o óculos inteligente do Google, e o Shoogle, sapato inteligente que…

Alguns dos gadgets futuristas que já tiveram os protótipos apresentados, como o Google Glass, o óculos inteligente do Google, e o Shoogle, sapato inteligente que também traz a assinatura da gigante de buscas, estão deixando bastante curiosos os fãs da tecnologia.

O Papertab promete fazer sucesso nos próximos anos (Foto: Divulgação)

Outro aparelho que promete fazer sucesso, caso seja realmente lançado no futuro, é o Papertab, dispositivo que se parece com um tablet, mas se diferencia dos modelos convencionais por trazer uma tela flexível, tão fina (e dobrável) quanto uma folha de papel.

Através dele, é possível acessar a internet, navegar por documentos, enviar e-mails, jogar, fazer edição de imagens e muito mais, já que quase todos os recursos encontrados nos tablets convencionais e em qualquer computador também estão disponíveis nesse “tablet flexível”.

Como funciona o Papertab

O dispositivo é uma espécie de tablet flexível (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Plastic Logic, companhia especializada na produção de telas de plástico ultrafinas, em parceria com a Queen’s University, instituição de ensino superior canadense, e a Intel, o Papertab conta com um chip Intel Core i5, que funciona separadamente e é acoplado a ele através de cabos.

Quando o processador é conectado ao display, que tem 10.7 polegadas e resolução Full HD (1080p), o dispositivo já começa a funcionar, permitindo a visualização dos conteúdos na tela flexível, que também é sensível ao toque.

As telas de plástico são conectadas via cabo com o chip Intel Core i5 (Foto: Divulgação)

O detalhe a respeito de como funciona o Papertab é que para usar novos aplicativos ou outras funções diferentes daquela que está aberta no momento, basta trocar o display ultrafino, não sendo necessário fechar os apps. Por exemplo, se você está acessando a internet e precisa editar uma foto, basta ligar o chip a uma nova tela, lembrando que não há limite para o número de displays que podem ser conectados.

Continuar Lendo  Turista usa Aplicativo como Guia para não se Perder em Parques da Disney

Outra característica do Papertab que chama a atenção é o modo como se dá a transferência de arquivos entre as telas. Basta encostar um display no outro para que o conteúdo seja copiado, conforme você pode ver no vídeo abaixo.

Sem previsão de lançamento

Por enquanto, o Papertab ainda é um conceito, que não tem previsão de lançamento (Foto: Divulgação)

Como ainda se trata de um conceito, que precisa passar por novas etapas de desenvolvimento, já que foi testado apenas pelos pesquisadores que participam do projeto, por enquanto o Papertab não tem previsão de quando será lançado comercialmente.

Top