Papel de parede: principais erros ao aplicar

Durante muito tempo, o papel de parede ficou esquecido no âmbito da decoração. No entanto, ele foi resgatado e voltou a dar o ar…

Durante muito tempo, o papel de parede ficou esquecido no âmbito da decoração. No entanto, ele foi resgatado e voltou a dar o ar da graça nas casas modernas.

O papel de parede é responsável por deixar a decoração mais charmosa. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como aplicar papel de parede

Decoração com papel de parede

O papel de parede exerce grande poder no visual de um ambiente. Ele é responsável por romper com a monotonia das cores neutras e também por agregar novos elementos à identidade visual de um espaço.

Através do revestimento com papel de parede, é possível criar uma divisão maior, deixar o cômodo mais alegre, disfarçar imperfeições e reforçar um estilo de decoração.  O material também se revela uma solução prática e criativa para fugir da tradicional pintura.

Erros ao aplicar papel de parede

O papel de parede é um material fácil de manusear, mas algumas pessoas desconhecem a técnica de aplicação e acabam cometendo falhas difíceis de corrigir. Confira a seguir os principais erros ao aplicar papel de parede:

Aplicar com a parede suja
Antes de iniciar a aplicação do papel de parede, é fundamental limpar a superfície com um pano úmido e esperá-la secar.

Não medir a superfície que será forrada
Muitas pessoas compram papel de parede sem antes medir o espaço que será revestido. No entanto, este é um grande erro, pois elas podem comprar rolos desnecessários ou até mesmo não adquirir material suficiente para o trabalho.

É importante deixar sobras e depois removê-las. (Foto:Divulgação)

Não deixar sobras
É sempre importante deixar sobras de 5 a 10 centímetros da medida exata da superfície para garantir um acabamento sem falhas.

Uso de cola não apropriada
Para a aplicação do papel de parede, é mais adequado usar a cola em pó, diluída em água, sem química e sem odor. O produto colante deve ser espalhado em abundância, começando do centro para as bordas.

Colagem de baixo para cima
O papel de parede deve ser aplicado de cima para baixo, tendo como referência o encontro da superfície com o teto.

Acabamento com bolhas
Depois de aplicar a cola e fixar o papel de parede, o acabamento pode ser afetado por bolhas. Para evitar este problema, basta dar leves tapinhas. Se as bolhas persistirem, uma espátula de plástico pode ajudar a alisar a superfície.

A colagem do papel de parede deve ser feita adequadamente. (Foto:Divulgação)

Fazer recortes para tomadas e interruptores
Não é recomendado fazer recortes no papel de parede antes da aplicação. O ideal é deixar o material passar por cima das tomadas e interruptores para somente depois da secagem cortar com um estilete afiado.

Não remover as sobras
Após aplicar o papel de parede, as sobras devem ser removidas com um estilete.

Veja também: Decoração com papel de parede – dicas, fotos, modelos

Top