Papel de parede: cuidados, como conservar

Os papéis de parede são a forma mais fácil, rápida e barata de mudar a cara dos ambientes, mas para quem aderiu a essa…

Se bem aplicado o resultado fica lindo. (Foto:Divulgação)

Os papéis de parede são a forma mais fácil, rápida e barata de mudar a cara dos ambientes, mas para quem aderiu a essa tendência é bom lembrar que alguns cuidados simples são fundamentais para facilitar a aplicação e prolongar a vida útil dos adesivos. Selecionamos algumas dicas importantes para conservar por mais tempo suas paredes lindas e incríveis.

Dicas para conversar o papel de parede

Os primeiros cuidados começam na aplicação. O papel de parede nunca deve ser colocado sobre paredes danificadas, com mofo, pó ou sujeira, pois isso fará com que ele desgrude da parede rapidamente. O ideal é que o local esteja bem limpo, e para isso use um pano umedecido com álcool e espere secar antes de colar. E jamais aplique diretamente em paredes sem acabamento – diretamente sobre o reboco, por exemplo. É importante verificar se não há infiltrações ou se ele ficará exposto ao sol, isso pode danificar e diminui a vida útil da decoração.

Se a parede foi pintada recentemente, espere algumas semanas para aplicar o papel, assim na hora que quiser trocá-lo não danificará a pintura.

Tudo começa na aplicação. (Foto:Divulgação)

Caso vá colocar em ambientes úmidos como lavabos, copas e cozinhas a versão vinílica desse papel possui mais resistência. Esse tipo de produto também é ideal para casas que sofrem com a maresia como as de praia. Conheça alguns modelos para esse tipo de ambiente lendo: Papel de Parede para Banheiro, modelos para decorar.

Caso necessite de mais de um rolo para decorar uma parede verifique se eles pertencem ao mesmo lote, pois há variações de cor e até mesmo outras pequenas diferenças entre eles.

Leia Também:  Vestido de festa junina - Faça seu próprio vestido caipira

Use uma espátula própria para colocar, caso não tenha procure algo semelhante que dê segurança ao manusear. Espátulas de acrílico e rolos de pintura são materiais próprios para aplicação e eles são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção.

Para limpar use apenas pano úmido com detergente neutro. Para retirar manchas há uma receita caseira bem simples. Com um pano limpo cubra a parte que será esfregada na parede com um pouco de miolo de pão, em seguida passe no local manchado em movimentos fortes e na vertical. Depois, elimine os resíduos da mancha que ainda resistirem usando um apagador de quadro novo.

Um papel de parede muda todo o ambiente. (Foto:Divulgação)

Agora é só escolher um modelo para um ambiente que queira decorar ou apenas renovar o visual. Inspire-se lendo: Papel de parede: como escolher, dicas.

Top