Pano Branco sintomas e tratamentos

Você já ouviu falar do pano branco? Essa micose deixa a pele com um aspecto esbranquiçado e prejudica a aparência. Confira os principais sinais…

Por Isabella Moretti em 01/07/2016

Você já ouviu falar do pano branco? Essa micose deixa a pele com um aspecto esbranquiçado e prejudica a aparência. Confira os principais sinais desse problema estético e descubra quais são os melhores tratamentos.

O pano branco deixa a pele com manchas esbranquiçadas. (Foto Ilustrativa)

O pano branco deixa a pele com manchas esbranquiçadas. (Foto Ilustrativa)

O pano branco, também conhecido como micose de praia, não é transmitido pela areia ou pelo mar, como muitas pessoas pensam.  A doença recebeu esse nome, na verdade, porque as lesões ficam mais visíveis após algumas horas de exposição ao sol.

O que é o pano branco?

O pano branco, cientificamente chamado de pitiríase versicolor, é um tipo de micose de pele causada por um fungo, que atende pelo nome de Pityrosporum Ovale ou Malassezia furfur. Esse problema de pele não é contagioso e tampouco tem a ver com a falta de higiene.

As lesões de pele causadas pelo pano branco são manchas hipopigmentadas, ou seja, que são mais claras do que a cor da pele. O problema se torna ainda mais visito após a exposição solar, já que as manchas brancas se destacam na pele bronzeada e criam um contraste.

O fungo causador do pano branco não é algo que se pega por aí. Na verdade, ele é um micro-organismo natural da pele, que se alimenta de gordura para sobreviver, por isso costuma aparecer nas partes mais oleosas do corpo.

Sintomas de pano branco

O diagnóstico preciso pode ser feito por um dermatologista. (Foto Ilustrativa)

O diagnóstico preciso pode ser feito por um dermatologista. (Foto Ilustrativa)

A partir do momento em que o fungo começa a se proliferar, o pano branco manifesta os seus principais sintomas. São eles: oleosidade excessiva na pele, sudorese, alterações hormonais e, é claro, as manchas claras de pele.

As lesões provocadas pelo pano branco podem ser acinzentadas, acastanhadas ou cor salmão. Múltiplas e ovais, elas se manifestam em diferentes partes do corpo, como as costas, o tronco, o pescoço, o rosto e o couro cabeludo. Em alguns casos, essas manchas brancas descamam e também são acompanhadas de coceira.

Tratamentos para pano branco

Assim que o pano branco for diagnosticado, é necessário iniciar o tratamento medicamentoso. Normalmente o médico dermatologista receita remédios antifúngicos, como é o caso do Fluconazol ou do Cetoconazol. A medicação deve ser administrada pelo período de sete a vinte dias.

O tratamento consiste no uso de loções, pomadas, cremes. (Foto Ilustrativa)

O tratamento consiste no uso de loções, pomadas, cremes. (Foto Ilustrativa)

Os medicamentos para pano branco são tópicos, ou seja, consistem no uso de loções, pomadas, cremes e shampoos. Quando esses produtos não funcionam, o especialista entra com o tratamento à base de comprimidos.

O percentual de cura do pano branco é de 80 a 90%. Vale lembrar, no entanto, que nos casos mais extremos as lesões levam meses para desaparecer definitivamente.

E ai? Ficou alguma dúvida sobre os sintomas e os tratamentos para pano branco? Deixe um comentário.

 

Top