Pálpebras secas: saiba como tratar

Ter pálpebras secas pode ser muito incômodo além de predispor o indivíduo a diversos problemas irritativos. A aplicação de maquiagem pode ser especialmente prejudicada,…

Por Editorial MDT em 18/04/2012

Manter a pele do rosto hidratada é fundamental, especialmente na região dos olhos.

Ter pálpebras secas pode ser muito incômodo além de predispor o indivíduo a diversos problemas irritativos. A aplicação de maquiagem pode ser especialmente prejudicada, uma vez que essa característica da pele dificulta a fixação de pigmento, além de favorecer problemas como alergias, causadas pelos compostos químicos.

Não é preciso ficar sofrendo com esse problema, pois existem diversas dicas que prometem trazer a solução quem sofre com as pálpebras ressecadas, confira:

Hidratação

Recuperar a umidade na região das pálpebras é fundamental para ficar com uma aparência saudável e os hidratantes para os olhos prometem um resultado rápido e muito efetivo nesse aspecto. Eles são capazes de garantir uma aparência quase imediata de hidratação e, dentro de algumas semanas, o aspecto ressecado é eliminado por completo.

Esses produtos podem ser encontrados em farmácias ou em outras diversas lojas que oferecem produtos para os cuidados com a pele. Geralmente as recomendações são para que sejam feitas duas aplicações diárias, mas o mais indicado é seguir as instruções da embalagem.

A aplicação de hidratantes específicos para essa região é muito recomendada.

Aloe Vera

Essa substância é capaz de proporcionar alívio instantâneo para o desconforto em ter as pálpebras secas, pois contém princípios ativos com propriedades calmantes. Nos casos mais graves, alguns indivíduos podem desenvolver feridas na pele, secundárias ao ressecamento, e a aloe vera também se torna especialmente eficiente, ajudando a tratar essa condição por possuir propriedades curativas.

O recomendado é que a substância seja aplicada quantas vezes forem necessárias, pois não se acumula na pele, como alguns outros cosméticos. Também é indicado que haja a preocupação em adquirir um produto livre de conservantes e composto por, pelo menos, 98% de aloe vera.

Cuidados diários

A dica mais importante para ficar livre do problema de ter pálpebras ressecadas é a prevenção. Alguns cuidados diários são fundamentais e garantem uma pele muito mais hidratada e saudável na região dos olhos.

É essencial que nunca se durma com maquiagem, pois esse tipo de produto não permite a respiração cutânea e acaba resultando em diversos problemas. Limpar o rosto todas as noites, antes de se deitar, e hidratar as pálpebras antes de dormir é uma excelente sugestão. Vale lembrar que, por ser constituída de pele fina, essa região é muito susceptível aos efeitos maléficos do sol, sendo indispensável o uso de filtro solar associado a um bom hidratante.

Não dormir com maquiagem e lavar o rosto antes de se deitar são boas dicas.

Agora é só encontrar a dica que melhor se adapte a cada situação, para ficar livre de pálpebras ressecadas, lembrando que o tratamento funciona melhor com combinação entre as técnicas.

Top