Palmito: Fruto da Palmeira

O palmito: fruto da palmeira é retirado do caule das palmeiras juçara e açaí, sua cor é branco e o seu sabor é delicado. O palmito é…

O palmito: fruto da palmeira é retirado do caule das palmeiras juçara e açaí, sua cor é branco e o seu sabor é delicado. O palmito é repleto de benefícios a saúde, porém, nós brasileiros, não somos muito acostumados com esse alimento. Em sua composição há potássio, mineral essencial no equilíbrio da pressão arterial e no controle da retenção de líquido. Ainda encontramos no palmito, 5,2% de glicídios, 2,2% de lipídios, cálcio, vitaminas, ferro, fósforo, vitaminas A,B e C, potássio e magnésio.

Palmito Fruto da Palmeira (Foto: Divulgação)

Palmito Fruto da Palmeira (Foto: Divulgação)

Palmito: Fruto da Palmeira

O palmito: fruto da palmeira possui carboidratos e vitaminas revigorantes. A quantidade de fibra é excelente para combater o problema do intestino preguiçoso. Além disso, contém ferro e cálcio que fortalecem os ossos e dentes. Um alimento com tantos benefícios deveria ser acrescentado com mais frequência a alimentação dos brasileiros.

Leia mais informações sobre: Benefícios do palmito para a saúde

Como escolher?

Palmito vem da árvore (Foto: Divulgação)

Palmito vem da árvore (Foto: Divulgação)

Porém, são necessárias algumas observações antes de consumir o palmito:

Observe a água, que é levemente turva.
Se o palmito estiver com manchas vermelhas ou marrons, não houve higiene.
O produto deve flutuar na água.

Cuidado ao comprar

Não adquira produtos com embalagem enferrujada ou amassada.No rótulo deve ter a informação de que o alimento só deve ser consumido após fervido 15 minutos na água.

Antes de consumir é preciso fazer uma breve limpeza (Foto: Divulgação)

Antes de consumir é preciso fazer uma breve limpeza (Foto: Divulgação)

Essas são informações, que por vezes, nós consumidores não estamos atentos. Vidros de palmito em conserva devem ser guardados em ambiente seco, fresco e sem luz direta. Depois de aberto o frasco, os palmitos devem ser conservados na geladeira, na própria salmoura.

Leia mais informações sobre: Aprenda a preparar deliciosas empadinhas de palmito

Continuar Lendo  Amendoim – alimento poderoso

Recomendações

É recomendado ferver os palmitos antes de utilizá-lo para evitar riscos de botulismo, uma grave intoxicação alimentar, causada por uma bactéria que se desenvolve em ambientes sem oxigênio, como é o caso dos vidros e latas de conserva.

Capriche nas receitas de palmito (Foto: Divulgação)

Capriche nas receitas de palmito (Foto: Divulgação)

Um alimento rico em proteínas e com baixa caloria, ideal para as dietas, pois alimenta sem engordar. Na pirâmide alimentar, o palmito está no segundo degrau, onde ficam os grupos de legumes, verduras e frutas, portanto, pode ser consumido em maior escala e traz benefícios diversos a nossa saúde.

O custo do palmito não é relativamente baixo, porém, seu consumo constante seria ideal e favorável a boa saúde. É aconselhável consumir e ele ainda proporciona variedade de cardápio, podendo ser utilizado de várias formas, nas mais diversas receitas.

Top