Países mais globalizados de 2012

PUBLICIDADE

A globalização se resume ao processo de integração entre países e pessoas de todo o mundo. Apesar de ser um conceito relativamente recente, tal processo se originou nos séculos XV e XVI, com o início das Grandes Navegações e com as Descobertas Marítimas.

Apesar de ser um conceito relativamente recente, a globalização é um processo que tem se desenvolvido desde os séculos XV e XVI. (Foto: Divulgação).

Com a falência do sistema feudal na Europa, a expansão do comércio mercantilista e a criação de estados nacionais, o contato com outros povos tornou-se necessário para a manutenção deste novo modelo econômico, demanda que impulsionou as grandes navegações e a consequente “descoberta” das Américas.

Apesar disso, foi apenas na década de 1970, com a expansão do neoliberalismo, que a globalização se efetivou e ganhou ainda mais força. Com os mercados internos saturados, as empresas multinacionais passaram a buscar novos mercados consumidores, com foco principalmente nos países recém saídos do socialismo.

PUBLICIDADE
Com a expansão do neoliberalismo, na década de 70, a globalização se efetivou e ganhou ainda mais força. (Foto: Divulgação).

Hoje, mais do que nunca, vivemos praticamente numa “ilha global”. O fluxo de pessoas e mercadorias é intenso, a informação viaja numa velocidade cada vez maior e os países estão cada vez mais dependentes dos mercados externos.

Além disso, também estamos experimentando algumas consequências deste processo. A recessão econômica mundial é um exemplo dos efeitos da globalização sobre a economia. Diversos países estão tendo dificuldade para contornar a crise, o que gera impactos na população. Outro símbolo desta integração global é a internet, que mantém conectadas milhares de pessoas a uma mesma rede e permite a troca de informações e conhecimento de modo rápido e eficiente.

Conheça os países mais pobres do mundo em 2012.

Países mais globalizados de 2012

Hong Kong lidera a lista dos países mais globalizados, com 7,81 pontos. (Foto: Divulgação).

Pensando em fatores como este, a EIU (Economist Intelligence Unit), sob a encomenda da Ernest & Young, elaborou o Globalization Index, levantamento que traz os países mais globalizados do mundo. O ranking é feito com base no estudo das políticas de integração das 60 maiores econômicas mundiais.

Veja também: Brasil está em penúltimo lugar em ranking de educação.

Na América Latina, o primeiro país a aparecer na lista é o Chile, que ficou na 28ª posição, com 4,22 pontos. Ele é seguindo pelo México (3,76 pontos) e Peru (3,62 pontos), que ocupam, respectivamente, o 37º e o 38º lugar. Abaixo, você pode conferir a lista com os 10 países mais globalizados de 2012.

PUBLICIDADE

• Hong Kong – 7,81 pontos
• Cingapura – 6,31 pontos
• Irlanda – 5,63 pontos
• Bélgica – 5,49 pontos
• Suíça – 5,30 pontos
• Holanda – 5,19 pontos
• Suécia – 4,96 pontos
• Dinamarca 4,94 pontos
• Hungria – 4,75 pontos
• Reino Unido – 4,74 pontos

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.