Países com o maior número de mulheres

Em 2010, de acordo com o relatório Mulheres do Mundo publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) havia 57 milhões de homens a mais…

Por Paulo Lima em 19/12/2012

Em 2010, de acordo com o relatório Mulheres do Mundo publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) havia 57 milhões de homens a mais que mulheres em todo o mundo. O resultado põe a baixo o mito de que o sexo feminino era predominante no planeta.

Os países asiáticos são os principais responsáveis pela hegemonia numérica masculina. Na China, por exemplo, há 108 indivíduos do sexo masculino para cada 100 mulheres. Já na Índia, a proporção é de 107 para 100. Como esses são os países mais populosos do mundo, eles acabam causando o desiquilíbrio no número global.

O estudo indica que tal disparidade pode ser reflexo da rigorosa política de controle populacional vigente em tais nações. Na China, tal política provocou uma onda de abortos e de assassinatos de bebês do sexo feminino. Por outro lado, entre a população idosa, as mulheres ainda são maioria. No Leste Europeu e na África, por exemplo, a taxa é de 63% e de 59%, respectivamente.

Outros dados da pesquisa

Ao todo, são aproximadamente 57 milhões de homens a mais que mulheres. (Foto: Divulgação).

A pesquisa também revelou que as mulheres são mais propensas a morrer de doenças cardiovasculares, principalmente na Europa. Dados de 2004 reunidos pelo relatório mostram que, neste ano, 32% das mulheres morreram com problemas no coração, contra 27% dos homens.

Um dado lamentável do estudo é que ao menos 12% das mulheres já sofreram, ao menos uma vez na vida, violência física. No Brasil, esse índice é ainda maior – cerca de 30% já sofreram algum tipo de violência sexual do próprio parceiro, mesmo com a vigência da lei Maria da Penha.

Confira: Homens têm maior risco de sofrer comprometimento cognitivo.

A hegemonia numérica masculina também se reflete no mercado de trabalho, onde os homens, em média, recebem mais do que as mulheres. (Foto: Divulgação).

Outro problema detectado pelo estudo é a desigualdade que ainda há entre os sexos quando o assunto é educação. Apesar do aumento do número de meninas no ensino primario, em alguns países, como no Paquistão, onde as regras do islamismo formam a base de conduta da sociedade, quase 70% das meninas estão fora da escola.

Além disso, as mulheres também continuam ganhando menos. Seus salários, em média, representam entre 70% a 90% do salário recebido pelos homens.

Veja também: Mulheres são melhores chefes que os homens, aponta pesquisa.

A lista abaixo traz os países com maior número de mulheres para cada 100 homens. (Foto: Divulgação).

Países com o maior número de mulheres

Abaixo, você pode conferir quais são os países com maior número de mulheres para cada 100 homens.

• Ucrânia 117 (1,17 mulheres para cada homem)
• Letônia 117 (1,17 mulheres para cada homem)
• Estônia 117 (1,17 mulheres para cada homem)
• Rússia 116 (1,16 mulheres para cada homem)
• Antilhas Holandesas 116 (1,16 mulheres para cada homem)
• Lituânia 115 (1,15 mulheres para cada homem)
• Bielorrússia 115 (1,15 mulheres para cada homem)
• Armênia 115 (1,15 mulheres para cada homem)
• Martinica 114 (1,14 mulheres para cada homem)
• Antígua e Barbuda 113 (1,13 mulheres para cada homem)

Top