Países com estágio obrigatório para medicina: quais são

PUBLICIDADE

O Governo Federal anunciou medidas que ampliam a duração de cursos de medicina no Brasil, sendo que os estudantes precisarão passar por um estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS) durante dois anos, para que possam concluir de fato a sua formação. O novo currículo dos médicos brasileiros se aproxima de países como Estados Unidos e África do Sul, onde é necessário estudar mais tempo que no Brasil para ser médico.

Médicos vão ter que estudar mais no Brasil (Foto: Divulgação)

Estágio obrigatório acontece em mais de 15 países para formação de médicos

O estágio obrigatório para se tornar um médico em 15 países do mundo, ao menos, é obrigatório, sendo que nesses locais a formação de médicos é feita em pelo menos um período de seis anos de estudo. Essa prática da medicina na faculdade é supervisionada por médicos formados que auxiliam na formação desses novos profissionais da área da saúde, como deve acontecer nos estágios feitos no SUS que foram impostos pelo Governo Federal com inicio previsto para 2015.

Essa parte do curso em que os estudantes de medicina tem contato com os pacientes é chama de clinica, e em geral acontece dentro de hospitais. É assim em todo o planeta, sendo que as universidades são responsáveis pela orientação dos alunos.

PUBLICIDADE
No Brasil, para se tornar médico, será preciso passar pelo SUS (Foto: Divulgação)

Alguns exemplos de países que usam da prática do estágio obrigatório em Medicina

O novo modelo de formação de médicos brasileiros seguem a linha do Reino Unido e da Suécia, que exige, ao menos, sete anos de preparação para a profissão médica. Nas universidades britânicas os estudantes têm aulas teóricas e práticas em um primeiro ciclo, depois, passam pelo Programa de Fundação, onde as aulas práticas e atendimentos em clinicas acontecem.

Na Suécia, os alunos de medicina passam por cinco anos e meio de faculdade, sendo que são divididos da seguinte forma: dois anos e meio de ciclo pré-clínico e três anos do ciclo clínico. Antes de se formarem, no entanto, os estudantes fazem um estágio com duração de 18 meses em clinicas. Já na Grécia, Chile e Rússia o estudante demora pelo menos sete anos para se formar.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.