Painel de fotos: passo a passo

Em busca de ideias para deixar a decoração do ambiente personalizada? Então vale a pena apostar na confecção de um painel de fotos. Este…

Em busca de ideias para deixar a decoração do ambiente personalizada? Então vale a pena apostar na confecção de um painel de fotos. Este elemento decorativo pode ser colocado em diferentes ambientes da casa, como quarto, corredor, sala e home-office.

O painel de fotos deixa a decoração repleta de lembranças e com um toque pessoal. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como decorar a casa com fotografias

O uso de fotos na decoração

Foi-se o tempo em que as fotos eram trabalhadas na decoração apenas através dos porta-retratos amontoados sobre o móvel. Hoje, existem soluções mais criativas e de bom gosto para aproveitar as imagens dos familiares e amigos na estética da casa, como é o caso do painel.

O painel de fotos não é um elemento exclusivo de quarto adolescente. Ele pode ser montado para decorar qualquer ambiente, pois combina fotografias de momentos felizes e inesquecíveis.

Um painel de fotos com estilo de varal. (Foto:Divulgação)

O uso de fotos na decoração é capaz de dar um toque pessoal ao ambiente. A combinação criativa das imagens pode transformar o painel em um objeto de destaque, ou seja, o centro das atenções. A peça carrega muitas lembranças e é capaz de contar, por si só, várias histórias dos moradores da casa.

Painel de fotos: como fazer?

O painel não precisa reunir apenas fotos, ele também pode ser o lugar da casa reservado para expor as imagens inspiradoras, o autógrafo de um ídolo ou mesmo as embalagens favoritas. A escolha dos elementos depende da criatividade.

Algumas pessoas preferem comprar o painel pronto e apenas fixar as fotos. Já outras optam por confeccionar a estrutura onde as imagens serão expostas. Veja a seguir o passo a passo para fazer um painel de fotos artesanalmente, considerando o estilo vintage:

Leia Também:  Sapatos para o noivo: como escolher, dicas

Materiais

– 1 painel de cortiça;
– 1 pedaço de tecido de algodão estampado (do mesmo tamanho do painel);
– 1 Cola branca;
– Tinta branca fosca para artesanato;
– Lixa fina 320;
– 1 espátula;
– 1 pincel largo.

Passo-a-passo

Painel de fotos do passo a passo. (Foto:Divulgação)

1. Comece pintando a moldura do painel com a tinta branca fosca. Espere secar a peça para aplicar uma segunda camada;

2. Depois da secagem, lixe as bordas do painel para descascar a pintura. Esta técnica de desgaste vai deixar a peça com uma aparência antiga;

3. Aplique uma camada de tinta em toda a cortiça do painel. Desta forma, o acabamento ficará mais bonito e destacará a cor do tecido escolhido;

4. Com a tinta já seca, despeje bastante cola sobre a área onde o tecido será fixado. Espalhe o conteúdo com um pincel;

5. Coloque o tecido sobre a cola, tomando o cuidado para que ele não fique enrugado;

6. Com a espátula, empurre as sobras do tecido para debaixo da moldura;

7. Espere o painel secar e use tachinhas para fazer a sua composição de imagens.

Veja também: Como montar painel de fotos: dicas

Top