Andre 27/11/2012 Serviços

Com o crescimento das vendas pela internet, diversas ferramentas de pagamento online têm surgido, para facilitar a vida tanto de quem vende quanto das pessoas que compram, aumentando a segurança das transações eletrônicas para ambos os lados.


O PagSeguro é o serviço de pagamento online do UOL (Foto: Divulgação)

Uma dessas opções de sistema de pagamento online é o PagSeguro, serviço que existe desde julho de 2007, quando foi lançado pelo UOL, e que conta atualmente com milhares de lojas online disponibilizando o serviço, oferecendo uma opção a mais para os consumidores, na hora de pagar as suas compras.

Para quem compra utilizando o PagSeguro, a principal vantagem é a garantia do produto ou serviço entregue ou o seu dinheiro de volta, enquanto para os comerciantes, os benefícios incluem o gerenciamento de risco de suas transações e as pequenas taxas cobradas sobre os recebimentos.

Novidade: Serviço de pagamento online do Buscapé

Como usar o PagSeguro para comprar

Ao usar o PagSeguro em suas compras, o vendedor só recebe o dinheiro assim que o produto é entregue em sua casa, diminuindo a incidência de fraudes (Foto: Divulgação)

Para usar o PagSeguro como comprador, o primeiro passo é criar uma conta, acessando o site www.pagseguro.com.br. Não é preciso pagar nenhuma taxa para efetuar o cadastro nem para fazer as compras usando o sistema.

Em seguida, é só ir até o site de sua preferência e que aceite o PagSeguro, escolher o produto que deseja comprar e definir o PagSeguro como a forma de pagamento. Nesse caso, você poderá pagar com boleto bancário, cartão de crédito (parcelamento em até 18 vezes) ou carteira eletrônica (saldo existente em sua conta PagSeguro).

A partir daí, é só esperar o produto chegar em sua casa, lembrando que o vendedor não terá acesso aos seus dados financeiros (número do cartão de crédito, por exemplo) e só terá o pagamento liberado se o cliente receber a encomenda. Caso o produto não tenha sido entregue ou não esteja de acordo com o combinado, você tem até 14 dias para bloquear o pagamento e receber o dinheiro de volta.

Leia também: Como usar o MercadoPago, dicas

Como usar o PagSeguro para vender

O PagSeguro também oferece várias vantagens para os vendedores e pode ser usado mesmo por aqueles que não possuem lojas virtuais (Foto: Divulgação)

Se você tem um site de comércio eletrônico e quer oferecer um diferencial para seus clientes efetuarem o pagamento, basta criar uma conta PagSeguro para vendedor, acessando o site www.pagseguro.com.br. A criação da conta é gratuita e você não paga nenhuma taxa de administração. Somente é descontado algum valor quando você realiza uma transação via PagSeguro.

Depois que realizar o cadastro, os botões de pagamento já poderão ser gerados em seu site, sem a necessidade de instalar nenhum programa adicional. Além disso, o vendedor tem à disposição várias ferramentas e publicidade gratuita.

Outra novidade é que o PagSeguro também pode ser usado pelos vendedores que não possuem loja virtual ou site, já que oferece o sistema de cobrança por e-mail, com o comprador recebendo todas as instruções para efetuar a compra em sua caixa de entrada.

Outros artigos