Páginas mais criativas de erro 404

Quem nunca se deparou com a mensagem de erro 404 ao tentar acessar um determinado site? Essa mensagem, que também pode aparecer em inglês,…

Por Andre em 17/04/2012

Página convencional de erro 404

Quem nunca se deparou com a mensagem de erro 404 ao tentar acessar um determinado site? Essa mensagem, que também pode aparecer em inglês, com a expressão “404 error: File not found”, refere-se a um conteúdo que não existe mais naquele endereço ou a uma página que pode ter sido apagada.

A possível origem da expressão

Não se sabe se é mais uma das milhares de lendas que circulam na internet, mas acredita-se que a expressão tenha surgido em um escritório do Laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN), sediado em Genebra, na Suíça, no qual havia sido montado um banco de dados no quarto andar do prédio, na sala 404.

Na década de 1980, nos primórdios da internet, engenheiros do CERN gerenciavam manualmente os pedidos de arquivos, que eram transferidos para quem os requisitava. Caso acontecesse algum erro, eles lançavam o alerta “Room 404 – File Not Found”, indicando que os arquivos não haviam sido encontrados no banco de dados da sala 404. Posteriormente, de acordo com a lenda, o físico inglês Tim Berners-Lee acabou incorporando a expressão à internet.

Confira as páginas mais criativas de erro 404

Ao invés de usarem a tradicional página de erro 404, que contém apenas texto, indicando sobre a não possibilidade de acessar aquele endereço, alguns sites usam a criatividade e o humor para diminuir a decepção do usuário que não conseguiu acessar o conteúdo desejado.

Top