Pagar contas online: cuidados

Pagar contas e tirar extratos pela internet pode parecer uma excelente ideia, já que, a praticidade da rede é um sonho para quem teme…

Pagar contas e tirar extratos pela internet pode parecer uma excelente ideia, já que, a praticidade da rede é um sonho para quem teme as imensas filas de atendimento. Todavia, é importante tomar cuidado antes e durante as transações online para que a solução não vire um pesadelo. Confira a seguir alguns cuidados ao pagar contas online:

Cuidados ao pagar contas online

Ao pagar alguma conta online, tome cuidado para não expor sua senha a terceiros. (Foto Divulgação)

Cuidado com sua senha. Ela é sua a única identificação numa transação pela internet. Se você entrega sua senha a alguém ou deixa que se divulgue indevidamente, qualquer pessoa poderá realizar transações bancárias em seu lugar.

Leia mais: Como pagar uma conta pela internet sem correr riscos

Todos os bancos virtuais empregam um sistema de segurança que assegura o sigilo dos dados recebidos e enviados pelo cliente usuário. Esse método evita o roubo de senhas e ainda certifica que as informações divulgadas não sejam publicadas a terceiros. Para saber se está protegido pelo sistema, basta examinar se o navegador possui o endereço da agência bancária e se possui um cadeado, geralmente na barra inferior, advertindo que a conexão é segura.

Os bancos nacionais seguem como método o uso de senhas diferentes para consulta e transações. (Foto Divulgação)

Diversos golpes utilizam os e-mails como isca para chamar a atenção de clientes. Os criminosos usam a mesma identificação da agência bancária e possuem links para endereços maquiados, os quais possuem a mesma aparência do site da empresa, mas na verdade servem para conseguir as senhas do usuário.

Veja também: Como Pagar Boletos pela Internet

Armadilhas

Para não cair nestas armadilhas, é importante lembrar-se de duas coisas: a primeira é que as agências nacionais possuem como política não enviar e-mails com convites de promoções para contas de pessoa física. A segunda é que os links contidos nesses e-mails normalmente indicam qualquer endereço na rede. Por isso, ao passar o mouse sobre o link da notificação verifique se o endereço possui o link do banco.

Preste muita atenção para não cair em armadilhas, as quais, podem facilmente serem identificadas. (Foto Divulgação)

Os bancos nacionais seguem como método o uso de senhas diferentes para consulta e transações. Apenas com a senha de transação é plausível realizar a movimentação financeira; a senha de acesso é destinada exclusivamente para consulta. É importante ressaltar que nenhum banco pede para o usuário confirmar todas as senhas do cartão de segurança ao longo da transação.

Leia Também:  Superbike Racers, jogo de corrida de motos

Confira ainda: Como pagar conta pelo celular

Top