Como desativar o pagamento por aproximação do Santander

Felipo Bellini 07/05/2022 Notícias

O pagamento por aproximação do Santander já é uma realidade para todos os seus clientes. Essa função é realizada através da tecnologia NFC, que permite que pagamentos com o cartão sejam feitos apenas por proximidade.

Mesmo com toda praticidade que esse método consegue proporcionar, muitos usuários ainda carregam dúvidas e preferem pagamentos de modo tradicional. Para essas pessoas, é possível desabilitar o pagamento por aproximação do Santander. Confira a seguir.

O que é o pagamento por aproximação Santander?

O pagamento por aproximação Santander é um procedimento de pagamento por cartão onde o usuário não precisa colocá-lo na máquina e inserir senhas, como é no método tradicional. Isso é possível devido à tecnologia NFC, a famosa comunicação por proximidade.

O que é o pagamento por aproximação Santander

Fonte/Reprodução: original

Esse método se popularizou ainda mais durante a pandemia, onde era importante evitar superfícies muito utilizadas por pessoas. Desse modo, a compra é autorizada apenas com a aproximação do cartão na máquina de pagamentos, sem que aconteça nenhum toque do cliente.

Ao pagar qualquer compra por NFC, o cliente não precisa digitar a senha do cartão ou realizar qualquer confirmação manual. Tudo é feito de maneira automática e em alguns minutos. O recurso está disponível também para pagamentos sem o cartão, ou seja, com a manuseio de aparelhos como celulares, pulseiras e smartwatch.

Como ativar o pagamento por aproximação Santander?

No Santander, a tecnologia por aproximação está disponível aos seus clientes e usuários, principalmente os novos cartões emitidos todos os meses. Apenas cartões mais antigos não estão habilitados para esse tipo de pagamento. O que é possível mudar com o pedido de uma nova emissão ao banco.

Para aqueles que já estão com cartões habilitados, a ativação do pagamento por aproximação é feita de maneira automática no momento que o cartão é desbloqueado por seu usuário. Essa nova tecnologia comporta pagamentos por crédito e também débito.

Tipos de pagamento por aproximação do Santander

Para realizar o pagamento por aproximação do Santander o cartão não é sempre necessário. Pode-se efetuar o pagamento com apenas o celular ou dispositivo de tecnologia vestida, relógios e pulseiras capazes de processar pagamentos. Nesse caso, basta aproximar o dispositivo escolhido na máquina de cartão, assim como ocorre com o cartão.

Como desativar o pagamento por aproximação do Santander?

Mesmo com suas vantagens, o pagamento por aproximação do Santander não é a preferência de todos os usuários. Muitas pessoas ainda preferem utilizar o cartão do modo tradicional. Para esses casos, é possível desabilitar a tecnologia dos métodos de pagamento do cartão, basta seguir o procedimento a seguir:

  • Faça o login do app Santander;
  • Procure pela aba ‘’Meus cartões’’;
  • Escolha por ‘’Gerir Utilização’’;
  • Desative o método de pagamento por aproximação do Santander.

Não se preocupe pois o método pode ser revertido, para isso é só seguir os mesmos passos e optar pela ativação do pagamento por contato. Aos que preferem contato por telefone, o Santander também realiza o procedimento pelo número 4004-3535.

Quais vantagens do pagamento por aproximação do Santander?

Entre as vantagens do pagamento por aproximação Santander podemos citar que o contato físico é mínimo. Não é preciso tocar nos botões da maquininha, local com contato direto com milhares de pessoas por dia, acumulando bactérias.

Quais vantagens do pagamento por aproximação do Santander

Fonte/Reprodução: original

Outra vantagem é o método rápido e prático de pagamento. Qualquer transação é finalizada em poucos segundos, sem a necessidade de senhas ou confirmações. Com pagamentos rápidos, há a diminuição de filas nos estabelecimentos. Além disso, a tecnologia é gratuita para todos os usuários, sem pagamento de taxas para sua utilização.

Qual a segurança do pagamento por aproximação do Santander?

Para todos os clientes Santander, a tecnologia de pagamento por aproximação é segura. Algumas pessoas ficam preocupadas pelo fato de não precisar da senha durante os pagamentos, porém toda transação recebe um código que evita vazamento de dados e golpes. Além disso, não é possível passar valores altos sem a confirmação de uma senha.

Para que a segurança seja ainda mais eficiente, em caso de roubos ou perdas, basta contatar o Santander imediatamente e realizar o bloqueio do cartão pelo app. Assim, a tecnologia não será usada por ninguém que esteja com a posse do cartão.

O Santander oferece suporte aos seus clientes para todos os serviços, inclusive a tecnologia por aproximação. Por isso, em caso de dúvidas ou problemas, é possível atendimento rápido por sua central de atendimento e agência mais próxima.

Outros artigos

Vagas de Estágio Academias RJ e SP 2011

25/01/2011

Vagas de Estágio Academias RJ e SP 2011

Os jovens sentem dificuldades de encontrar emprego principalmente enquanto ainda estão em sua fase de estudos na faculdade. Por isso os programas de estágio são ...

Dicas para ter uma pele mais saudável

11/06/2014

Dicas para ter uma pele mais saudável

Para evitar os efeitos da passagem do tempo na pele, muitas mulheres optam por fazer cirurgias plásticas e outros tipos de tratamentos bem caros. O que elas não sabe...