Pagamento pelo Celular – Como Pagar conta pelo Celular?

 

Uma pesquisa realizada pela empresa de serviços de telefone celular, a Acision, no início de janeiro informou que 71% dos brasileiros aceitam normalmente a nova idéia de se efetuar os pagamentos de contas pelo celular. Apesar dessa afirmação, apenas 5% das pessoas já aderiram ou usaram pelo menos uma vez, dessa nova era revolucionária do mundo tecnológico, portanto pagar contas pelo celular é algo a ser incrementado no cotidiano da população consumidora.

 Para efetuar pagamento de compras pelo celular, a tecnologia principal são por SMS (mensagem de texto) que todos conhecem, ou o NFC (Near Field Comunication) uma técnica por programa de celular que permite essa forma de pagamento.

 Para pagar por SMS, é simples. Primeiramente o comprador informa seu número de celular ao vendedor, em seguida o mesmo lhe envia uma mensagem de texto com informações e valor do produto. Em seguida, o cliente clica em um botão de confirmação, digitando a senha (provavelmente de seu celular, mas no ato da compra ele também é informado sobre isso), logo ele recebe uma mensagem confirmando o sucesso da transição. Tudo isso através de simples celulares do cliente e vendedor.

Já o NFC, é algo que ainda está engatinhando no Brasil, tanto que só a operadora Oi o fornece em seus aparelhos com o título de Oi Paggo. Muito mais simples do que pelo SMS, com o NFC você só aproxima seu aparelho de celular Oi, a um leitor especial que detectará seu chip, em seguida a conta estará paga. Lembrando também que como um cartão de crédito, o cliente possui um limite de compras mensais pelo Oi Paggo (Plano Pós). Essa formalidade já é existente entre 75 mil lojistas com 250 mil clientes cadastrados, e funcionalidade principalmente nas capitais do Nordeste do Brasil.

 Além das operadoras, empresas de cartões de crédito, como o Visa, já estudam a possibilidade de aderirem a tal tecnologia NFC. Com isso, já é existente um programa para esse tipo de serviço que só falta ser implantado nos celulares Androids, chamado SERVE. Este serviço, é um simples programa que inclusive pode ser utilizado pelo facebook ou no site oficial (http://www.serve.com/). Para utilizá-lo, além do aplicativo no celular, o cliente necessitaria de obter uma conta online no SERVE, e após configurar seu login a essa conta, ele utilizaria essa técnica para pagar faturas, depositar dinheiro, como cartão de crédito ou débito, receber dinheiro das pessoas e realizar compras a vista.

 Segundo o consultor de compras Sergio Goldstein, pagamento de contas via celular ainda é algo que deve ser pesquisado, relacionando certamente as pessoas que querem atingir antes da idéia concretizar-se no país. É necessário que a população em massa maior (classe média ou classe média-baixa) aprenda utilizar essa técnica primeiramente, antes de atingir a toda população. Contudo, enquanto isso não acontece, aguardamos novas novidades acerca dessa tecnologia.

Reply