Pacotes de viagens na alta temporada, como economizar

Vai chegando o final do ano, você já está cansado de ter trabalhado o ano inteiro e só pensa em tirar uns dias de…

Vai chegando o final do ano, você já está cansado de ter trabalhado o ano inteiro e só pensa em tirar uns dias de férias, arrumar as malas e partir para uma viagem onde a única preocupação vai ser “que horas vou levantar hoje?”. Se a situação lhe é familiar, você é mais um entre os milhões de brasileiros que vai viajar durante a alta temporada, quando tudo está mais caro, desde aquela cervejinha no bar às passagens aéreas, passando pelos preços da diária do hotel e também da comida no restaurante.

Além do Natal e do Réveillon, estas situações se repetem durante os meses de janeiro e julho, que são as épocas de férias escolares; durante o Carnaval; na Semana Santa; na semana da criança, no mês de outubro; e em alguns feriados prolongados ao longo de todo o ano.

Se você tem o costume de viajar em uma (ou mais de uma) destas épocas citadas, e já sabe o quanto essas viagens pesam no bolso, a melhor coisa a se fazer é tentar mudar as datas da viagem, adiando a ida à praia para o final do mês de janeiro, por exemplo, ao invés de chegar logo nos primeiros dias do ano. Mas se não tem jeito e você vai viajar durante a alta temporada, mesmo assim ainda tem como economizar.

Dicas para economizar

A primeira coisa que você deve fazer é planejar a viagem o quanto antes possível. Quando você procura uma agência de viagem para contratar um pacote com bastante antecedência, um ano antes, por exemplo, você pode conseguir ótimos descontos. Isso acontece porque, com o passar do tempo, os preços das passagens aéreas e dos hotéis, entre outros serviços, vão subindo ao longo do ano, e quem deixa para a última hora, acaba pagando até quase o dobro do que poderia ter pago se tivesse fechado a compra há algum tempo. Além disso, você pode parcelar a compra, e quando chegar a época da viagem, já estará praticamente tudo pago.

Outra atitude que você pode tomar é procurar por pacotes que oferecem hospedagem em hotéis mais simples, mas que sejam confortáveis, deixando aqueles hotéis de alto luxo para outra ocasião, longe da alta temporada. Se a família for grande, com muitas crianças, veja se não há descontos para os filhos. Em alguns casos, dependendo da idade dos pequenos, a viagem para eles pode sair até de graça.

Pacotes alternativos

Para economizar ainda mais, você pode escolher por destinos alternativos, que são menos procurados nestas épocas. Praias mais sossegadas, pousadas em regiões distantes das grandes cidades ou mesmo as viagens para algumas cidades do exterior, menos badaladas, podem sair mais baratas do que a ida para aquela praia da moda.

Há também os pacotes terrestres, nos quais você paga apenas a hospedagem, ficando a viagem por sua conta. Neste caso, dependendo da distância, você pode ir no seu próprio carro, o que facilita na hora de conhecer outros pontos turísticos da região, para a qual você está indo.

Agora que você já sabe como economizar nos pacotes de viagem na alta temporada, comece a planejar as viagens para 2012. No site da CVC já existem boas opções de pacotes para o ano que vem.

Top