Pablo Picasso – Artista Plástico do Século XX – Biografia

Pablo Ruiz Picasso, um dos principais artistas do século XX, nascido em 25/10/1881 faleceu em 08/04/1973, destacou-se em diversas áreas das artes plásticas como…

Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso, um dos principais artistas do século XX, nascido em 25/10/1881 faleceu em 08/04/1973, destacou-se em diversas áreas das artes plásticas como a pintura, escultura, artes gráfica e cerâmica.

Picasso nasceu na cidade espanhola de Málaga, fez seus estudos em Barcelona, mas trabalhou, principalmente, na França. Seus talentos para as artes plásticas foram reconhecidos logo na sua infância.

As obras do autor podem ser divididas em algumas fases, de acordo com a valorização das cores. A fase azul (1901-1904), nesta fase o artista da uma atenção maior aos elementos marginalizados pela sociedade. Na fase rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho. Nessa fase ele recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico chamado cubismo. A obra que marca o inicio dessa fase é Les Demoiselles d’Avignon (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

Em 1937, onde a Guerra Civil Espanhola está em seu auge, Pablo pinta seu mural mais conhecido: Guernica, onde a obra já pertence ao expressionismo e mostra o sofrimento dos massacres pela população da cidade de Guernica.

Em 1940 ele passa a se dedicar a outras áreas das artes plásticas como a escultura, gravação e cerâmica. Nessa época ele volta a pintar quadros retomando a temática do inicio da sua carreira.

Em 1960, o artista passa a pintar obras de artes de outros artistas famosos, como Velázques.

Com 87 anos, o artista passa a realizar gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida ele aborda algumas temáticas como a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo.

Pablo Picasso, um dos mais importantes artista plástico da história, morre em 1973 na França, em uma cidade próxima a Cannes.

Top