Ovo faz mal à saúde?

Ovo faz mal a saúde? Essa é uma pergunta que muitas pessoas não sabem responder. Que o ovo é rico em gordura e é…

Ovos

Ovo faz mal a saúde? Essa é uma pergunta que muitas pessoas não sabem responder.

Que o ovo é rico em gordura e é proibido para quem tem problemas com colesterol, isso sabemos, mas o ovo em si faz mal a saúde?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que obriga os produtores a colocar rótulos nas embalagens de ovos com uma advertência sobre o consumo do produto. Essa nova medida entrará em vigor em seis meses e o conteúdo da mensagem faz o seguinte alerta: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde”.

A Anvisa ainda exige que se inclua no rótulo a recomendação de que esse produto deve ser mantido preferencialmente refrigerado, ou seja, na geladeira. O rótulo com esse aviso deve ter destaque na embalagem, de forma legível, e o tamanho das letras não poderá ser inferiores a um milímetro.

A decisão foi tomada em dados do Ministério da Saúde sobre registro de pessoas vítimas da salmonelose, que é a principal causa de surtos da diarréia. A salmonelose é a infecção ocorrida pela ingestão da bactéria salmonela. Quem é infectado por ela apresenta sintomas como vômito, calafrio, náusea e dores abdominais.

Os ovos são responsáveis por 42,2% dos casos de infecção entre 1999 a 2007 da salmonela. Nesse período cerca de 117 mil pessoas foram acometidas por essa doença. Foram registrados ainda seis mil surtos por conta de ingestão da bactéria em festas e comemorações que reúnem dezenas de pessoas.

Resumindo, os ovos fazem mal à saúde se ingeridos com muita frequência ou se estiverem crus ou mal cozidos. Então tome bastante cuidado com esse alimento.


Top