Outubro Rosa conscientiza mulheres contra câncer

O Outubro Rosa foi apelido dado para o mês de outubro. Isso porque ele foi eleito como o mês de conscientização e combate do…

Por Élida Santos em 01/10/2013

O Outubro Rosa foi apelido dado para o mês de outubro. Isso porque ele foi eleito como o mês de conscientização e combate do câncer de mama. Segundo informações mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres faleceram por causa da doença que atingia a mama.

Outubro Rosa conscientiza população sobre prevenção do câncer de mama (Foto: Divulgação)

Mês de outubro reúne muitos eventos em prol do combate ao câncer

O movimento de combate ao câncer dura o mês todo e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de doença.  O câncer de mama é o segundo tipo de doença que mais atinge mulheres, perdendo somente para o câncer de pele.

Laço rosa simboliza luta contra câncer

A luta contra o câncer de mama chama-se nesse mês chama-se Outubro Rosa porque simboliza mundialmente a luta contra o câncer no seio. É nesse mês que empresas atuam em prol dessa causa. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Compartilhe os símbolos da campanha nas redes sociais (Foto: Divulgação)

No inicio da década de 90, nos Estados Unidos, muitos estados faziam ações isoladas, mas agora o mundo todo resolveu se juntar contra a causa. Somente em 2008 é que o Outubro Rosa chegou ao Brasil e por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

Além de exames preventivos de graça em todo o país, o Outubro Rosa conta com muitas ações e eventos festivos. Incentivo a amamentação acontece também nesse projeto, já que amamentar ajuda a prevenir a doença.

Faça a sua parte e use roupa rosa ou uma simples fitinha rosa para lembrar que o mês de outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção e tratamento do câncer da mama. E mulheres, não deixem de fazer o exame de toque, analisar possíveis surgimentos de nódulos e consultar o ginecologista uma vez ao ano para o exame periódico.

Top