Os transtornos psicológicos mais estranhos

O campo da psicologia e psiquiatria é extremamente variado e existem alguns distúrbios que cursam com quadro clínico inusitado e muito estranho. Confira alguns exemplos curiosos desses problemas da mente.…

O campo da psicologia e psiquiatria é muito vasto

O campo da psicologia e psiquiatria é extremamente variado e existem alguns distúrbios que cursam com quadro clínico inusitado e muito estranho. Confira alguns exemplos curiosos desses problemas da mente.

Veja também: Psicólogo Gratuito RJ e Psicólogo Gratuito SP – Psicologia Gratuita São Paulo

1. Síndrome da redução genital

É um distúrbio também conhecido como “Koro”, onde a pessoa acredita que seus genitais estão desaparecendo. A maioria dos casos ocorrem na Ásia e África, mas um episódio já foi registrado no Brasil, no Instituto de Psiquiatria da USP, quando um paciente, por acreditar que seu pênis estava sumindo, tentou se matar com duas facadas no abdome.

2. Cegueira emocional

É um problema que pode ser desencadeado em qualquer pessoa normal. Foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que constataram que, logo após observar uma imagem de conteúdo pesado, principalmente pornográfico, a maioria das pessoas perde a visão, por um curto espaço de tempo (décimos de segundos). Ainda não existe uma explicação para o evento.

3. Síndrome de Pica

Esse termo latino é derivado de “pêga”, uma espécie de pombo que engole qualquer coisa. A pessoa que sofre com esse problema sente um apetite incontrolável por coisas que não são comestíveis, como pedras, barro, bituca de cigarro, cabelo, tinta entre muitos outros. Essa síndrome é mais observada em grávidas e crianças.

Na Síndrome da mão alheia o membro age por conta própria

4. Síndrome de Riley-Day

Os portadores desse problema não sentem nenhum tipo de dor, mas ao contrário do que muita gente pode pensar, isso acaba sendo um problemão, pois as tornam muito mais propensas à sofrerem acidentes, uma vez que, a dor serve para avisar o indivíduo da ocorrência de dano tecidual. A causa do problema é uma mutação genética do cromossomo 9.

Leia Também:  Como parar de roer as unhas, dicas

5. Síndrome da mão alheia

Não se espante em ouvir alguém se queixando: “minha mão agiu sozinha”, pois esse problema pode ser real. Nessa síndrome uma das mãos do paciente simplesmente ganha vida e começa a agir por conta própria, podendo executar ações complexas como abrir zíperes, dar tapas e beliscões ou até mesmo segurar objetos. Sua ocorrência está relacionada a lesões cerebrais.

6. Síndrome de Capgras

Pode surgir depois de uma forte desilusão com o cônjuge ou algum parente. Nessas situações o doente passa a acreditar que alguns de seus conhecidos foram sequestrados e substituídos por farsantes. Nos casos mais graves a pessoa pode deixar de se reconhecer ao olhar no espelho, pois acredita observar a imagem de um impostor.

7. Síndrome do sotaque estrangeiro

Nessa síndrome inusitada, depois de sofrer uma pancada na cabeça ou qualquer outro tipo de lesão cerebral, o paciente passa a falar com um sotaque diferente, sendo os mais comuns francês, italiano e espanhol. Apesar da entonação e pronúncia variarem, o paciente não aprende a falar e entender a nova língua.

8. Maldição de Ondina

Segundo a mitologia pagã europeia, Ondina era uma ninfa das águas. Os portadores desse problema podem simplesmente se esquecer de respirar e acabarem sufocando! Existem cerca de 400 pessoas com Maldição de Ondina ao redor do mundo, e acredita-se que sua causa seja uma mutação genética.

São problemas graves e merecem ser tratados com toda seriedade

Veja também: Curso de psicologia à distância: onde fazer e Síndrome de Tourette: o que é?

Apesar de poder parecer algo divertido, à primeira vista, esses são problemas muito sérios que merecem ser tratados com todo respeito e seriedade por profissionais devidamente qualificados.

Top