Os tipos de bolos mais calóricos

O bolo é um prato saboroso e perfeito para todos os momentos. As pessoas costumam apreciá-lo no café da manhã, na sobremesa depois do…

O bolo é um prato saboroso e perfeito para todos os momentos. As pessoas costumam apreciá-lo no café da manhã, na sobremesa depois do almoço, nas festas, no café da tarde e muitas outras ocasiões.

A escolha dos ingredientes é fundamental para preparar um bolo calórico ou não. (Foto:Divulgação)

Apesar de o bolo ser uma iguaria deliciosa, as pessoas devem tomar alguns cuidados na hora de escolhê-lo, pois a combinação de certos ingredientes pode colocar a dieta em risco e aumentar o ganho de quilinhos indesejáveis.

Os recheios e as coberturas que fazem parte das receitas costumam deixar o bolo mais calórico. Desta forma, quem prepara os doces precisa se policiar na escolha dos ingredientes para não transformar o bolo em uma verdadeira bomba calórica.

Para não engordar, os nutricionistas também recomendam tomar cuidado com a quantidade de açúcar e não exagerar no tamanho da porção.

Os bolos mais calóricos

Confira os tipos de bolos mais calóricos:

Bolo inglês: tem farinha de trigo com mais glúten, amido de milho e frutas secas.

Brownie: leva açúcar mascavo, açúcar normal, manteiga derretida, chocolate meio amargo, farinha do tipo mais pesado e nozes.

O Brownie é um dos bolos mais calóricos que existe. (Foto:Divulgação)

Bolo com pasta americana: tem grande valor energético, com 810 kcal.

Bolo com chocolate granulado: o confeito deixa o doce mais saboroso, mas também aumenta o número de calorias. Uma porção tem 640 kcal.

Bolo de marshmallow com calda de morango: cobertura calórica, mas capaz de deixar a massa mais saborosa do que nunca. Tem 463 kcal.

Petit gateau: tem muitas calorias devido a grande quantidade de manteiga usada na receita.

Leia Também:  Proibida a venda de mamadeiras de plástico fabricadas com bisfenol

Dicas para reduzir as calorias dos bolos

Confira a seguir algumas dicas para preparar bolos com menos calorias:

– Se possível, renuncie a cobertura e ao recheio. Uma fatia fina de bolo de cenoura, por exemplo, tem 333 kcal, mas com cobertura de chocolate o seu valor calórico sobe para 398 kcal.

– Entre os bolos com baixo valor calórico, vale ressaltar o de laranja e o de fubá, com 312 kcal e 281 kcal, respectivamente.

O bolo de fubá simples é considerado o menos calórico. (Foto:Divulgação)

– Para não prejudicar a dieta, é importante tomar muito cuidado com a escolha da farinha do bolo. O tipo mais recomendado é a farinha leve e integral, que tem menor quantidade de glúten.

– O naked cake (bolo pelado) está na moda e não tem tantas calorias como os demais bolos de festa que apostam em coberturas.

– Para reduzir as calorias de um bolo, vale a pena apostar numa receita sem tanto óleo e açúcar.

– Ao comprar bolinho pronto, é recomendado dar preferência às porções com no máximo 130 kcal, fibras e até 7% de sódio.

Top