Os programas mais vistos na TV aberta Os programas mais vistos na TV aberta

Os programas mais vistos na TV aberta

A guerra por audiência é algo constante na TV aberta, por isso as emissoras fazem mudanças estratégicas na grade de programação e procuram produzir…

Por Isabella Moretti em 28/03/2012

As emissoras disputam diariamente por audiência.

A guerra por audiência é algo constante na TV aberta, por isso as emissoras fazem mudanças estratégicas na grade de programação e procuram produzir conteúdo capaz de agradar a todos os telespectadores. Mesmo a Globo dominando os índices de Ibope, ela não consegue se manter imbatível em todos os horários.

Com a TV por assinatura se tornando cada vez mais presente na vida dos brasileiros, aumenta a necessidade dos canais abertos de manter a audiência e a fidelidade do público. A audiência de cada emissora depende muito da ocasião, ou seja, os índices oscilam com frequência e torna-se preciso cativar o telespectador diariamente.

As principais emissoras da TV aberta brigam constantemente por números de Ibope, sendo esta uma luta diária protagonizada por Globo, Record, SBT, Rede TV e Band. Quando o retorno de audiência não corresponde ao esperado, a emissora se vê obrigada em fazer mudanças nos horários e até mesmo tirar certos programas do ar, como acontece frequentemente com o SBT.

Programas campeões de audiência

A Globo ainda é líder absoluta na TV aberta.

Globo
Segundo os números de Ibope registrado no mês de março, o programa Bem Estar ficou em primeiro lugar pela manhã com 6 pontos de média. Durante a tarde, os programas mais vistos foram Chocolate com Pimenta (14 pontos) e Malhação (13 pontos).

Durante a noite a audiência da Globo aumenta, principalmente por causa das novelas e dos telejornais. A novela ‘Amor Eterno Amor’ alcançou 22 pontos, já a trama das sete ‘Aquele Beijo’ ficou com 26 pontos. O último capítulo de Fina Estampa alcançou 47 pontos, refletindo o sucesso da produção global. Ainda considerando o horário nobre, o reality show Big Brother Brasil alcançou 30 pontos de audiência.

Record
“Vidas em Jogo” (11 pontos) e “Rebelde” (10 pontos) foram os programas mais vistos de acordo com o Ibope no dia 23 de março, ficando atrás apenas das atrações da Globo. A Record também se destaca com o “Programa do Gugu”, que normalmente é o segundo mais assistido no horário e arremata em média 12 pontos. No final de semana, a emissora também supera a concorrência com o ‘Domingo Espetacular’ que obtém de 11 a 13 pontos de audiência.

SBT
O SBT decaiu nos últimos anos e suas atrações não fazem o mesmo sucesso como antigamente. O Programa Silvio Santos aparece ainda como um dos mais vistos da emissora, conquistando uma média de 12 pontos. Com relação às novelas transmitidas a tarde e a noite, os índices são bem baixos e ficam em média com o terceiro lugar na disputa de canais.

Band

O Pânico, que pertencia a Rede TV, agora é uma aposta da Band para conquistar pontos no Ibope.

Entre os programas mais assistidos da Band, vale ressaltar CQC, Jornal da Band, Brasil Urgente e o Futebol. A grande promessa de audiência é o programa Pânico, que assinou contrato com a emissora após deixar a Rede TV e tem a estreia prevista para o próximo domingo. Quando estava na antiga emissora, o humorístico registrava entre 07 e 09 pontos, com picos de 17.

Rede TV
Por muito tempo o Pânico na TV foi responsável pelo maior ibope da emissora, mas o programa mudou para a Band. Agora o programa mais visto é o ‘Mega Senha’, seguido por “O “Último Passageiro” e o “TV Fama”.

Top