Os principais erros cometidos no Networking

Hoje em dia é imprescindível ter uma rede de contatos profissionais, tanto para quem busca uma oportunidade de emprego como para aqueles que desejam…

Hoje em dia é imprescindível ter uma rede de contatos profissionais, tanto para quem busca uma oportunidade de emprego como para aqueles que desejam alavancar a sua carreira. Mais que uma troca de cartões, o Networking, é a chance  que muitos têm para se aproximar de profissionais interessantes e se fazer notar. Porém, muitas pessoas ficam afobadas e desesperadas nessas ocasiões e acabam comentando erros que podem comprometer o crescimento do  círculo profissional.

Silvio Celestino, especialista em marketing especial, mostra quais os principais erros cometidos pelos networkers e dá sete dicas sobre o que fazer para se tornar um especialista em contatos profissionais.

1. Falta de propósito na hora da abordagem

Tenha sempre algo interessante para falar, e se não tiver: CUIDADO! Quando o objetivo da conversa não está totalmente claro as pessoas correm o risco de começarem uma conversa aleatória, “conversa de elevador”, com frases sem sentido e soltas. Palavras soltas e sem objetividade não o levarão a lugar algum.

2. Não saber falar

Para quem busca estabelecer contato, existem alguns problemas, erros que dificultam essa conexão e fazem com que a conversa não seja produtiva. Problemas como: sotaque muito proeminente, problemas de dicção, voz muito baixa ou alta, erros de Português, e outros, tome bastante cuidado e fique atento.

3. Não se preparar

Prepare-se, estar no lugar certo, na hora certa e abordar a pessoa certa, nem sempre o resultado será de sucesso. Pois, na hora de falar e descrever o que você faz, por não se preparar previamente, pode sair uma coisa mecanizada e genérica, você pode não citar qualquer diferencial.

4. Egocentrismo

A pessoa egocêntrica tende a falar somente de si mesmo, e não ouvir o que o outro tem pra dizer. Logo, quando não se tem um diálogo equilibrado, dificilmente haverá chance de sucesso.

Leia Também:  Trabalhe Conosco Grupo Silvio Santos

5. O famoso “sou filho de…”

Se for parente ou filho de alguém conhecido, evite falar sobre. Não queira ganhar reconhecimento devido ser parente de alguém. Além de deselegante, não é um bom pretexto para conversação.

6. Mentir

Mentir e falar que “tal pessoa”  indicou um contato ou para falar com alguém em questão, até pode dar certo em um primeiro momento, mas, com o passar do tempo corre o risco de ser pego, pela mentira, e acabar perdendo não um, mas dois contatos.

7. Inadequação de imagem

Procure se vestir conforme a ocasião. Estar excessivamente formal em um casual Day, será muito chamativo e isso não é bom. Estar com a roupa destoando do ambiente pode ser embaraçoso.

O Networking quando bem desenvolvido é uma ótima ferramenta para sucesso profissional. Fique atento e siga as dicas acima.

Top