Os perigos da maquiagem vencida

Os perigos da maquiagem vencida

Prazos de validade são parte de um assunto importante. Atualmente, campanhas como a “de olho no prazo” para impedir o consumo de alimentos vencidos…

Por Editorial em 24/05/2012

Conheça os riscos da maquiagem vencida

Prazos de validade são parte de um assunto importante. Atualmente, campanhas como a “de olho no prazo” para impedir o consumo de alimentos vencidos tem ganhado grande espaço no cotidiano brasileiro, mas prestar atenção aos prazos de validade de alimentos não deve ser nossa única preocupação.

Todos os produtos de consumo possuem um prazo de validade, desde alimentos à perfumes e produtos de beleza e maquiagem, sendo que é extremamente importante prestar atenção aos prazos de tudo que compramos. Utilizar produtos vencidos pode causar diversos problemas à saúde, utilizar maquiagens vencidas é correr um risco desnecessário.

Entendendo os riscos da maquiagem vencida

Maquiagem possui a grande capacidade de proliferação bacteriana, por isso quando a validade vence não deve mais ser utilizada

Maquiagens vencidas são muito perigosas e podem causar inúmeros problemas de saúde por serem grande foco de bactérias, uma vez que, os conservantes que impedem a proliferação destes organismos perdem o efeito, podendo causar não apenas pequenas irritações de pele ou alergias, mas até mesmo infecções e inflamações bacterianas. Caso os produtos sejam armazenados incorretamente estes riscos aumentam.

É sempre importante lembrar que o rosto, além de ser uma área extremamente sensível, ainda é mais suscetível a irritações e intoxicações que outras partes devido às mucosas (olhos, nariz e boca) que são um caminho aberto para a entrada de micro-organismos no nosso sistema.

Produtos vencidos para os olhos podem causar conjuntivite, irritação e infecção da mucosa ocular, enquanto produtos vencidos para os lábios podem introduzir bactérias no organismo inteiro, principalmente pulmões e estômago. Além disso, o batom vencido pode deixar os lábios ressecados ou causar bolhas.
As maquiagens para a pele  como bases e pós compactos costumam causar alergias graves e irritações, além de vermelhidão. Sendo assim, evite a todo custo utilizar estes produtos

Leia também: Saiba quando chega a hora de aposentar os produtos de beleza

Você pode gostar de: Vaidade infantil: quais cosméticos podem ser usados por crianças

Qual a validade dos produtos?

Preste muita atenção ao prazo de validade das maquiagens

Base: A feita com água dura até um ano e a feita com óleo, 18 meses.
Corretivo: Dura até um ano.
Delineador: Líquido, 6 meses no máximo.
Esmalte: Cerca de dois anos, desde que longe do calor e luz do sol.
Sombra e blush: Geralmente possuem validade de 18 a 24 meses.
Batom e gloss: Duram uma média de dois anos.

Rímel/Máscara:Geralmente de 4 a 6 meses. Se sua máscara começar a esfarelar, mudar de cor ou ressecar, é sinal de que o produto já estragou. Usar água para amolecer e continuar usando é ainda mais perigoso, pois aumenta a proliferação de bactérias.

Protetor solar: Dois anos em média.
Pincéis: Devem ser lavados com água morna e sabão neutro ou shampoo de bebê, semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da frequência do uso.

Se sua maquiagem vencer, não pense duas vezes, jogue fora, melhor gastar um pouco mais na perfumaria do que ser obrigada a gastar na farmácia.

Top