Os países que mais produzem cerveja

O Brasil está entre os países que mais produz cerveja no planeta, mas não está no ranking dos países que se bebe esse liquido a base de cevada. O Barth-Haas Group, companhia de produtos e serviços que tem alguma relação ao lúpulo (um dos principais ingredientes da cerveja), divulgou recentemente um levantamento com os quarenta países que mais produzem cerveja no mundo, que juntos correspondem a 91,8% da produção mundial da bebida.

O Brasil é o terceiro país do mundo na produção de cerveja (Foto: Divulgação)

Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja. A pesquisa mostrou também que o consumo da bebida com relação a população nacional é relativamente baixo, deixando o país do futebol em 15º lugar, com o consumo de 62 litros por pessoas a cada ano.

Os brasileiros estão no 15° no ranking de pessoas que mais bebem cerveja (Foto: Divulgação)

Primeiros colocados no ranking de produtores de cerveja em todo o mundo

Conheça a seguir os países que mais produzem cerveja em todo o mundo:

– 1º China

A China vem se mostrando uma potência em vários segmentos, inclusive na produção de cerveja. No total, 48,9 bilhões de litros só em 2011, de acordo com informações da Barth-Haas Group. O ranking apontou que o país deu um salto na produção da bebida nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a China produzia 7 bilhões de litros de cerveja por ano. Em 2000, já eram produzidos mais de 22 bilhões de litros. Mas consumir que é bom eles consomem bem pouco estando atrás até dos brasileiros. O consumo deles os deixou em 24º lugar.

– 2º Estados Unidos

Os Estados Unidos é o segundo país na produção de cerveja em todo o mundo, com uma produção de cerca de 22,5 bilhões de litros em 2011, não chega nem perto da China que produz  26 bilhões de litros por ano.

Na lista de consumo, os Estados Unidos aparecem em 11º lugar, com um consumo per capita de 75 litros a cada ano.

– 3º Brasil

Futebol bem que combina com cerveja, certo? Grandes cervejarias e empresas artesanais ampliaram a produção da cerveja em solo brasileiro em 3,34% entre 2010 e 2011. Em 2012, o país fabricou 13,3 bilhões de litros da bebida e ficou em terceiro lugar no ranking de maiores produtores da bebida. Mas ainda está bem longe da casa dos 20 bilhões que marcam os primeiros colocados na produção da bebida. Como já falamos, o Brasil está em 15° lugar quando o assunto é consumo.

Confira a listagem dos maiores produtores de cerveja em todo o mundo, a partir da 4ª posição do ranking:

– 4º Rússia

Os russos são conhecidos pela produção de vodca, mas também se destacam quando o assunto é produção de cerveja. O país está em 4º lugar mundial da Barth-Haas Group, com 9,8 bilhões de litros produzidos em 2011.

– 5º Alemanha

Os criadores da Oktoberfest, que é uma festa regada à cerveja e replicada no mundo todo, produziram em 2011, 9,5 bilhões de litros da bebida. O país é o único que aparece no “Top 5” tanto de produtores quanto consumidores mundiais de cerveja.

Reply