Os melhores roteadores para sua rede doméstica

Os melhores roteadores para sua rede doméstica

Querendo montar uma rede Wi-Fi em casa, para acessar a internet em todos os cantos da residência e em vários dispositivos? Então, não deixe…

Por Andre em 22/05/2015

Querendo montar uma rede Wi-Fi em casa, para acessar a internet em todos os cantos da residência e em vários dispositivos? Então, não deixe de conhecer os melhores roteadores para sua rede doméstica.

Os melhores roteadores para sua rede doméstica (Foto Ilustrativa)

Com a grande demanda pelas redes sem fio, não faltam opções de roteadores Wi-Fi à venda no mercado. A oferta é tanta que muita gente fica sem saber qual aparelho escolher. Mas para não ter nenhum problema ao usar a internet wireless, é fundamental levar em consideração algumas características na hora de escolher o roteador.

Entre elas, vale dar preferência aos roteadores compatíveis com o padrão 802.11n, que oferece velocidade de taxa de transferência de até 450 Mbps. Os padrões 802.11b/g têm taxas menores, mas podem ser suficientes para uma internet de até 10 Mbps. Já o padrão 802.11ac tem velocidade de taxa de transferência superior a 1 Gbps, sendo indicado para conexões superiores a 100 Mbps.

Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Os melhores roteadores para sua rede doméstica

A quantidade de antenas pode fazer a diferença na qualidade do roteador (Foto Ilustrativa)

Outro ponto que costuma causar dúvidas na hora de comprar um roteador é a quantidade de antenas. Um dispositivo com várias antenas pode ajudar a aumentar a amplitude do sinal, mas mesmo que o aparelho tenha apenas uma antena externa, pode ser que ele conte com várias antenas internas (procure verificar isso com o fabricante).

Também vale ficar atento às frequências do roteador. A maioria trabalha na faixa de 2,4 GHz, mas em regiões onde há várias redes sem fio funcionando, como em prédios, por exemplo, pode acontecer muita interferência e queda de desempenho. Para evitar esses problemas, escolha roteadores que trabalham com frequência de 2,4 GHz a 5 GHz.

A frequência na qual o aparelho trabalha também é importante (Foto Ilustrativa)

Rede Wi-Fi: como melhorar o sinal

Levando esses pontos em consideração, alguns dos melhores roteadores para usar em casa são:

– Cisco E900

– TP-Link TL-WR841N

– TP-Link TL-WR941ND

– D-Link DIR-905L

– D-Link DIR 615

– Cisco E2500

Outras dicas para escolher o melhor roteador

O Cisco E900 é considerado um dos melhores roteadores, entre os modelos mais baratos (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas para comprar um roteador, também vale lembrar que você deve dar preferência aos dispositivos que possuam firewall integrado, para aumentar a segurança da rede, e que ofereçam um bom custo x benefício.

Roteador wireless mais barato: onde comprar

E depois de adquirir o seu novo roteador, não se esqueça de configurá-lo corretamente, para não ter problemas com segurança e uso indevido da sua internet.

Top