Os melhores queijos das cidades da Holanda

Famosos em todo o mundo, os queijos holandeses costumam levar o nome dos locais em que eram originalmente produzidos e vendidos, em épocas passadas,…

Famosos em todo o mundo, os queijos holandeses costumam levar o nome dos locais em que eram originalmente produzidos e vendidos, em épocas passadas, algo que acontece até hoje. Conheça, a seguir, os melhores queijos das cidades da Holanda.

Na cidade holandesa de Gouda, os famosos queijos são comercializados até na rua (Foto: Divulgação)

Produzidos desde a época do imperador romano Júlio Cesar, os queijos da Holanda tiveram, durante muito tempo, um papel fundamental na economia do país europeu, já que a fabricação e o transporte do alimento, uma das atividades mais tradicionais do interior holandês, garantiram a solidez econômica da nação em vários séculos.

Ainda hoje, muitos turistas que vão à Holanda visitam os locais em que os queijos são fabricados, em cidades como Alkmaar, Edam e Gouda, entre outras, para conhecer as técnicas medievais utilizadas para a fabricação do produto e também para saborear o alimento.

Os queijos que fazem bem para a saúde

Queijos e os seus diferentes tipos

Os melhores queijos das cidades da Holanda

Queijo Gouda (Foto: Divulgação)

Entre os melhores queijos das cidades holandesas, um dos mais conhecidos é o queijo Gouda, produzido com leite de vaca e que apresenta massa semi-cozida na cor amarelada, textura macia e pequenos buraquinhos. Além dele, outros representantes famosos dos queijos da Holanda são:

– Queijo Edam: também feito com leite de vaca, apresenta massa semimole, de cor amarelada, e em formato de bola.

– Queijo Leyden: apresenta sabor picante, devido à presença de produtos como o cominho, e é cheio de sementes.

– Queijo Leerdammer: tem sabor bem encorpado (doce e frutado), com textura macia e vários “buracos”.

– Queijo Maaslander: conhecido por apresentar grandes buracos e formato de telhado.

Continuar Lendo  Coleção de esmaltes Mohda Casual: preços, cores

– Queijo Limburger: também chamado de “o queijo mais fedido do mundo”, devido ao odor bastante forte, seu sabor varia de suave a picante.

– Queijo Maasdamer: caracteriza-se pelos grandes buracos e pelo sabor suave e adocicado, que lembra nozes.

– Queijo Vlaskaas: possui massa amarelada e sabor levemente doce.

– Queijo Mimolette: feito de leite “cru” de vaca, apresenta massa dura, de cora alarajanda, casca grossa e áspera (aparência de queijo curado) e sabor forte.

Fotos dos queijos holandeses

Top