Os Melhores Modelos De Cortinas e Persianas Para Sua Casa

As cortinas e persianas representam a melhor forma de acabamento para os cômodos. Elas são capazes de vestir as janelas com perfeição, mas é…

Por Isabella Moretti em 30/08/2011

As cortinas e persianas representam a melhor forma de acabamento para os cômodos. Elas são capazes de vestir as janelas com perfeição, mas é necessário se preocupar com as combinações de cores, estampas e materiais. Com as novas tendências invadindo o cenário de decoração, cortinas modernas e charmosas estão ganhando visibilidade entre os consumidores.

O efeito estético proporcionado pelas cortinas nos ambientes é impressionante, deixando o cômodo da casa mais charmoso e delicado. No entanto, nem sempre o mesmo modelo de cortina usado para decorar a sala combina com as necessidades do quarto, por isso é interessante avaliar bem as peças antes de fazer mudanças na residência. O mesmo se emprega as persianas verticais e horizontais.

Como escolher cortinas e persianas para casa

As cortinas não são apenas peças decorativas que deixam um espaço mais bonito e aconchegante, elas também possuem funcionalidades. Ao escolher o modelo ideal para vestir janelas, é possível regular a entrada de luz e assegurar privacidade ao cômodo.

Antes de determinar o rumo da decoração é preciso escolher qual o estilo predominante em cada cômodo. Feito isso, veja se tem relevância esconder ou realçar as janelas. Para tornar os ambientes mais suaves, tranqüilos e modernos, muitas pessoas acabam optando por modelos de cortinas em tons pastéis ou com detalhes transparentes.

Tanto as cortinas convencionais como as persianas combinam com a decoração da casa. A primeira opção normalmente é mais simples e barata, sendo capaz de enfeitar o espaço e executar funções básicas. Já a segunda representa uma ótima alternativa para ambientes que necessitam de uma luz mais controlada, ou seja, meios de clarear e escurecer espaços com mais facilidade. Apesar de ser um pouco mais cara, a persiana é uma peça moderna que transforma a aparência de um cômodo.

Os modelos de cortinas e persianas variam quanto às cores, texturas e materiais, compondo assim uma expressiva lista de opções no mercado de decoração. Nos últimos tempos os produtos sustentáveis estão obtendo sucesso de vendas, mas antes de efetuar uma compra, é recomendado avaliar com cuidado alguns aspectos. Lembre-se de que alguns espaços exigem um clima mais aconchegante (escurinho) como é o caso do home teather, já outros dependem de uma boa iluminação, a exemplo da sala de estar.

Antes de definir a cortina ou persiana ideal, fique atento aos seguintes fatores:

Custo acessível: antes de fazer uma pesquisa nas lojas especializadas, é necessário conhecer qual a disponibilidade do orçamento. Esteja ciente das dimensões da janela para não escolher o produto errado e evite peças sob medida, porque elas costumam sair mais caro do que o convencional.

Definindo a melhor persiana: procure conhecer os modelos tradicionais, normalmente caracterizados pela estrutura em lâminas. As peças podem ser confeccionadas com madeira, alumínio, PVC ou fibras naturais, sendo que o tipo de material influencia no custo. Determine o objetivo da persiana, ou seja, qual efeito deseja causar com a instalação dela no cômodo. Os modelos criados para clarear representam a melhor alternativa para quem busca frescor.

Definindo a melhor cortina: na dúvida sobre qual cor usar, a melhor aposta é o branco. Além de ser um tom neutro, também conta com a vantagem de ser atemporal. As peças confeccionadas com tecidos requerem uma preocupação com o caimento. É sempre recomendado tomar muito cuidado com as cortinas estampas e buscar as melhores combinações.

Aproveite as sugestões de cortinas e persianas para inovar o visual da sua casa.

Top