Os melhores lugares para observar pássaros no Brasil

Sendo o Brasil o segundo país com maior diversidade de aves do mundo, ele se torna um verdadeiro paraíso para as pessoas que gostam…

Sendo o Brasil o segundo país com maior diversidade de aves do mundo, ele se torna um verdadeiro paraíso para as pessoas que gostam de observar pássaros. De acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, o território brasileiro abriga uma diversidade de 1.832 espécies de aves.

A observação de pássaros é uma atividade que tem se tornado popular entre os brasileiros, além de atrair também estrangeiros interessados na biodiversidade das aves. Esta prática, que ganhou o nome de birdwatching, faz com que as pessoas procurem os melhores lugares para observar as aves e registrar as cenas através de fotografias. Este tipo de turismo tem se popularizado de tal maneira que é responsável por atrair grupos de birdwatchers do exterior para desfrutar da experiência de observação no Brasil.

Para conseguir aproveitar ao máximo a prática do birdwatching, é importante começar a observar os pássaros que estão por perto, ou seja, as espécies que são vistas cotidianamente, como bem-te-vi, beija-flor e joão-de-barro. Contemple a vontade, mas procurando respeitar uma distância para que as aves não se sintam ameaçadas. Também é recomendado usar roupas com cores discretas, manter o silêncio e ter um guia de pássaros em mãos para conseguir identificá-los com mais facilidade.

Caso você seja apaixonado por pássaros, confira a seguir uma seleção com os melhores lugares do Brasil para observá-los.

1. Bonito – Mato Grosso do Sul
Localizada a 312 quilômetros de Campo Grande, Bonito é um município famoso por suas cachoeiras e cavernas que permitem a prática do ecoturismo. No entanto, a região também pode ser considerada um ótimo destino para os observadores de pássaros. Entre as aves que se destacam nas paisagens, vale ressaltar a juruba, tangará, falcão e limpa-casa.

Continuar Lendo  Birdwatching: observação de pássaros

Saiba mais: Viagens para Bonito MS 2012

2. Floresta Amazônica
A fauna da floresta é muito rica e permite a observação de pássaros maravilhosos e até mesmo raros, como o galo-da-serra.

3. Ilha de Marajó – Pará
O paraíso é caracterizado não só pelas praias, mas também pelos espetáculos no céu protagonizados pelos guarás.

4. Parque Nacional de Sete Cidades – Piauí
O parque é um local perfeito para se observar as típicas aves do cerrado brasileiro, como falcão-tropical, inhambu-xintã, jacu, tucano, currupião e xexéu.

5. Fernando de Noronha – Pernambuco
Visite as maravilhosas praias de Fernando de Noronha e aproveite para contemplar a biodiversidade de pássaros na região, que inclui espécies como cocorutas e as juruviaras-de-noronha.

6. Parque Nacional de Itatiaia – Rio de Janeiro
Este parque é uma ótima opção para se observar pássaros no sudeste do país. Um bom praticante de birdwatching vai encontrar tucanos e sairás.

7. Ubatuba e Campos do Jordão– São Paulo
Na cidade de Ubatuba é possível encontrar várias aves magníficas que vivem na Mata Atlântica. Já na serra paulista, os observadores se deparam com uma variedade de pássaros típicos da região, como o papagaio-de-peito-roxo.

8. Parque Nacional da Lagoa do Peixe – Rio Grande do Sul
Este parque é uma ótima alternativa para observar a migração de pássaros, como o flamingo.

Veja também: Os pássaros mais bonitos do mundo

Top