Os melhores destinos do Brasil para o turismo histórico

Conheça os melhores destinos no Brasil para fazer turismo histórico. Veja cidades que ainda trazem à tona a lembrança de momentos importantes do país. […]

Quem gosta de viajar no tempo tem o Brasil como ponte entre o passado e o futuro. O país é rico em destinos para se fazer turismo histórico. São muitas cidades que um dia serviram de palco para momentos registrados nos livros.

Rio de Janeiro: história para todos os lados

O Rio de Janeiro é um grande acervo a céu aberto. No coração do centro da cidade é possível ter contato com muitas lembranças ainda vivas e abertas ao público: a Biblioteca Nacional, fundada por Dom João IV; o Museu Nacional de Belas Artes, com obras de Portugal e da Missão Artística Francesa; o Theatro Municipal, do início do século XX; o Palácio Tiradentes, que foi o Congresso Nacional durante os anos 1926-1960; a centenária Confeitaria Colombo e muito mais.

 

Quem quiser ir a pé pode entrar pelo Rio Antigo e andar pelas ruas estreitas onde hoje ficam lojas, edifícios comerciais e o mais famoso mercado popular do Rio, o Saara. A arquitetura antiga é encantadora.

No estado fluminense, há algumas cidades que exalam a história do Brasil, como Petrópolis, onde fica o Museu Imperial, a famosa casa de veraneio da família imperial e onde estão reunidos cerca de 300 mil documentos relativos a essa fase. Na mesma cidade, é possível conhecer ainda a residência de Santos Dumont; a Catedral São Pedro de Alcântara, onde está o mausoléu de D. Pedro II, sua esposa Tereza Cristina, da filha princesa Isabel e de seu marido Cond’ Eu; e o Palácio Quitandinha, todo em estilo alemão.

 

No interior do Rio, o município de Vassouras abriga as fazendas de café dos tempos em que o Brasil levava uma vida agrária. Os visitantes conhecem então os casarões dos barões daquela época.

Fazendo parte da rota do ouro, Paraty também tem suas peculiaridades e quem deseja imaginar como eram esses tempos, basta dar um pulinho lá. O centro histórico conta com muitas construções com arquitetura da época e ainda com a Igreja de Santa Rita, aberta para visitação.

Minas Gerais: igrejas do tempo colonial

Subindo mais um pouco nessa conexão e chegando ao maior centro emissor de metais preciosos do Brasil, Ouro Preto não pode deixar de ser citada. Suas igrejas barrocas com obras de arte de Aleijadinho emocionam qualquer um, mesmo quem não é religioso. A imponência de tudo feito pelo escultor é vista nas imagens de santos e o excesso de ouro nas paredes internas dos templos deixa qualquer turista paralisado.

Aproveite o Brasil

Existem muitos destinos históricos além desses no Brasil. Seja em qualquer região, o importante é conhecer um pouco mais sobre o que fomos, o que somos e aonde podemos chegar.

Top