Os melhores cursos de turismo do Brasil

Os melhores cursos de turismo do Brasil são aqueles que se destacam com relação à qualidade e prometem formar profissionais qualificados para o mercado…

Por Isabella Moretti em 19/08/2014

Os melhores cursos de turismo do Brasil são aqueles que se destacam com relação à qualidade e prometem formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O profissional formado nesta área tem que ser mais do que um viajante apaixonado, ele também precisa ter capacidade de planejamento, dominar idiomas e ter facilidade de se relacionar com as pessoas.

Os melhores cursos de turismo do Brasil. (Foto: Divulgação)

O profissional do Turismo

O profissional graduado em Turismo tem condições de organizar, divulgar e promover viagens. Os seus conhecimentos também são úteis na hora de planejar atividades de lazer, congressos, shows, feiras, entre outros tipos de eventos.

A faculdade de Turismo tem uma grade curricular bem abrangente, que inclui noções de administração, contabilidade e marketing, além de uma série de disciplinas humanísticas, como Geografia, História, Português e Sociologia.

Ao longo do curso de Turismo, que tem duração de quatro anos, o aluno aprende a desenvolver projetos turísticos, pensando sempre no bem-estar, no lazer, no conforto e na satisfação dos turistas. Com estes conhecimentos específicos, ele consegue encontrar vagas de emprego em agências de turismo, companhias aéreas, operadoras de cruzeiros, hotéis e sites que trabalham na área de turismo.

Elaborar roteiros é um dos trabalhos do profissional de Turismo. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Cursos Gratuitos na Área do Turismo Online – EAD Grátis

Quando o turismólogo possui uma boa formação, ele consegue boas oportunidades no mercado de trabalho. O turismo brasileiro está bem aquecido, principalmente por causa dos Jogos Olímpicos que serão realizados daqui dois anos. De acordo com uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2013, o estrangeiros deixaram mais de 7 bilhões de reais no Brasil. O aumento foi de 9,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo dados do Ministério do Turismo, cerca de 7,2 milhões de pessoas trabalham no setor turístico. Em agências, o salário inicial do bacharel em Turismo é de R$ 1.500,00.

Os melhores cursos de turismo do Brasil

Antes de prestar vestibular para uma determinada graduação em Turismo, é importante procurar conhecer a credibilidade do curso e o seu reconhecimento junto ao MEC. Na hora de escolher o curso, também é fundamental prestar atenção no currículo, pois algumas instituições dão ênfase à administração e outras apostam em vertentes mais específicas, como é o caso do Ecoturismo.

Trabalhar de guia turístico é uma possibilidade. (Foto: Divulgação)

O site Guia do Estudante tem uma lista com os melhores cursos de Turismo do Brasil. Confira a seguir as graduações que foram avaliadas com 4 estrelas:

1. Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

2. Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb)

3. Faculdade Estácio FIC, no Ceará

4. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

6. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

7. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

9. Faculdade do Pará (FAP), campus de Teresina

10. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Agora que você já conhece os melhores cursos de Turismo do Brasil, não deixe de escolher uma formação de qualidade. Conheça também mais graduações bem avaliadas pelo Guia do Estudante, afinal, existem outros cursos com 4 estrelas.

Top