Os melhores cursos de Secretariado do Brasil

O curso de Secretariado tem como objetivo habilitar o profissional para desenvolver atividades de assessorias de empresas e organizações, tanto públicas como privadas. Quem…

O curso de Secretariado tem como objetivo habilitar o profissional para desenvolver atividades de assessorias de empresas e organizações, tanto públicas como privadas.

O curso de secretariado forma o secretário executivo. (Foto:Divulgação)

Quem não tem tempo para frequentar uma faculdade investe no curso de secretariado executivo à distância grátis.

Como é a graduação em Secretariado?

A graduação em Secretariado, com duração de 4 anos,  é responsável por formar o secretário executivo, que desempenha o papel de assessor direto de diretores e gerentes. Cabe ao profissional lidar com processos administrativos e financeiros, além de trabalhar em prol da comunicação interna e externa da companhia. Ele cuida da agenda do chefe e toma as devidas providências para que os pedidos do seu superior sejam executados o quanto antes.

Para conseguir boas oportunidades de emprego e aumentar o seu salário, o secretário executivo precisa dominar determinados softwares, como aqueles que permitem editar textos e planilhas. Como constantemente é encarregado de redigir documentos, este profissional precisa dominar a língua portuguesa e falar outro idioma.

O profissional é preparado para ser assessor de gerentes e diretores. (Foto:Divulgação)

Ao longo do curso de secretariado, o estudante adquire capacidade de liderança e autonomia. Ele também aprende a realizar as principais tarefas administrativas, financeiras, de recursos humanos e vendas. Além da grande bagagem de disciplinas humanísticas (arte, cultura, cidadania, ética, relações humanas, entre outras), a formação também inclui o aprendizado de outros idiomas, como o inglês e o espanhol. Entre as matérias específicas da graduação vale destacar redação empresarial, etiqueta, protocolo e desenvolvimento organizacional.  Para conseguir o diploma, o aluno precisa ainda cumprir uma carga-horária de estágio supervisionado.

O mercado de trabalho para o secretário executivo é competitivo, por isso a formação universitária faz toda a diferença na disputa por uma vaga de emprego. O salário inicial é de R$ 1,2 mil. No entanto, algumas empresas chegam a pagar mais de 10 mil reais por mês aos profissionais sênior.

Leia Também:  Faculdade de Nutrição, Curso, Onde Fazer

Quais são os melhores cursos de secretariado do Brasil?

A UFPE tem um dos melhores cursos de secretariado do Brasil. (Foto:Divulgação)

Muitas universidades oferecem o curso de secretariado, mas algumas se destacam por causa da excelência. Confira a seguir os melhores cursos do Brasil que formam secretários executivos. Cada um deles obteve 5 estrelas na Avaliação do Guia do Estudante.

– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Recife (PE).

– Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Londrina (PR).

– Unioeste em Toledo (PR).

– Universidade de Passo Fundo (RS).

– Metodista, em São Bernardo do Campo (SP).

Top