Isabella Moretti 24/02/2013 Entretenimento

O mangá é um tipo de história em quadrinhos que faz sucesso no Japão. Entre os brasileiros, os almanaques também são queridos e agradam principalmente aqueles que gostam de animes (desenhos japoneses).

Rurouni Kenshin é o mangá mais vendido. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Anime Friends 2012

Os mangás mais vendidos do Brasil

Confira quais foram os mangás mais vendidos do Brasil em dezembro de 2012:

1º Lugar: Rurouni Kenshin (2)
O mangá mais vendido do Brasil foi o Rurouni Kenshin. A série, que também foi adaptada para um anime, conta a história de um espadachim da Era Meiji que promete nunca mais matar.

2º lugar: One Piece (11)
A série conta a história de uma tripulação pirata comandada pelo capitão Luffy, que tem a ambição de encontrar o maior tesouro do mundo.

3º lugar: Soul Eater (5)
O mangá explora as aventuras do universo sobrenatural em uma escola fictícia. A instituição precisa eliminar os seres que usam as almas humanas para se tornarem mais poderosos.

4º lugar: Fairy Tail (25)
A série conta a história de uma jovem maga que vive em um mundo mágico e precisa evoluir e aprimorar as suas habilidades.

5º lugar: Bakuman (16)
Bakuman conta a história de dois garotos que querem se tornar criadores de mangás.

Páginas do mangá de Dragon Ball. (Foto:Divulgação)

6º Lugar: Dragon Ball (8)
A série conta a história de Goku, que ao longo de sua vida enfrenta muitas batalhas para reunir as esferas do dragão. O mangá inspirou um dos animes mais populares entre os brasileiros.

7º lugar: Os Cavaleiros do Zodíaco (5)
A série narra as aventuras dos guerreiros poderosos da deusa Atena.

Sobre os mangás

Apesar de estar presente nos hábitos contemporâneos de leitura, o mangá é um ‘produto’ antigo. Suas raízes estão no período Nara (século VIII d.C.), quando apareceram os primeiros rolos de pintura japonesa. A forma atual do mangá, no entanto, surgiu apenas no século XX, graças à influência das revistas ocidentais comerciais.

Os mangás possuem algumas peculiaridades que costumam atrair ainda mais leitores. Primeiramente a forma de leitura é inversa a ocidental. As publicações também costumam seguir estilos diferentes, valorizando o público alvo. Os quadrinhos para meninos, por exemplo, valorizam histórias de aventura e ação, já as histórias criadas para meninas são mais sensíveis e românticas.

O mangá é a inspiração dos animes. (Foto:Divulgação)

Considerados bem diferentes dos demais quadrinhos, os mangás possuem um estilo de desenho próprio e marcante. As histórias são voltadas para o público infanto-juvenil, mas também costumam fazer sucesso com as pessoas que gostam de cultura japonesa.

Os mangás começaram a se tornar populares no Brasil na década de 60. Entre os precursores dos quadrinhos japoneses no país, vale ressaltar o trabalho de Cláudio Seto, um descendente de samurais que publicou muitas histórias pela editora EDREL.

Veja também: Onde comprar mangás online: dicas

Outros artigos

Ideias de unhas decoradas para o Natal

31/10/2012

Ideias de unhas decoradas para o Natal

Com uma das comemorações mais importantes da humanidade chegando, muitas mulheres já estão pensando em qual roupa vestir, ou,  como preparar um look perfeito para ce...

Objetos para decorar sua cozinha 2017

28/03/2017

Objetos para decorar sua cozinha 2017

Confira dicas de objetos para decorar sua cozinha com estilo e bom-gosto. Depois de escolher os revestimentos e os móveis, é chegado o momento de pensar nos melhores...

Cuidados para contratar uma babá

23/05/2012

Cuidados para contratar uma babá

[caption id="attachment_451708" align="aligncenter" width="600" caption="Alguns cuidados devem ser seguidos antes de contratar uma babá"][/caption] A hora de voltar...